Ouça no Panorama Agrícola: pecuária de leite e sobressemeadura; fruticultura e pós-colheita

  • Categoria do post:Mídia

Orientações para quem trabalha com pecuária estão no Panorama Agrícola de 25 e 26 de abril. Na segunda-feira, o gerente da Estação Experimental da Epagri em Campos Novos, Maykol Ouriques, diz como os experimentos do Centro de Referência Tecnológica em Pecuária de Leite têm ajudado os produtores. A produção leiteira é referência na agricultura familiar dos municípios das regiões de Campos Novos e Concórdia. O agricultor que praticou as orientações da Epagri conseguiu garantir a produção mesmo ao longo da recente estiagem. Já no dia 26, o extensionista Ademilso Sitneski, de Campos Novos, explica como fazer a sobressemeadura, que é a inserção de pastagens anuais de inverno em cima de pastagens perenes. Aveia, azevém e trevos em cima de pastagens perenes aumentam o tempo de produção de pastagem, diminuindo a dependência de alimento externo para animais de leite e de corte, com consequente redução de custos.

Também na terça 26, o pesquisador Marco Antônio Dal Bó, da Estação de Videira, fala de ameixa no Congresso Brasileiro de Fruticultura, que ocorre em Florianópolis. O fórum da Extensão nesse congresso é assunto do Panorama Agrícola na quarta-feira, dia 27, com o agrônomo Sérgio Neres da Veiga.

Na entrevista do dia 27, a extensionista Roberta Ramos, de Blumenau, detalha o projeto de turismo rural e náutico que envolve 17 municípios das regiões de Itajaí, Jaraguá do Sul, Blumenau e Joinville.

No dia 28, conheça o Zap Rural, com Flávia Oliveira, de Descanso, que faz um alerta sobre a dengue. Também na quinta 28, o Panorama Agrícola apresenta uma entrevista com o pesquisador Luiz Carlos Argenta, da Estação de Caçador, a respeito do pós-colheita na cultura da macieira, que será assunto do Encontro Nacional de Fruticultura de Clima Temperado (ENFRUTE) dentro do Congresso Brasileiro de Fruticultura.

Na sexta, dia 29, acompanhe Ana Lúcia Ribeiro na série Além da Salada: os benefícios da goiaba, completa e equilibrada.

Ouça o Panorama Agrícola em Sound Cloud e no Spotify.