Projeto garante alimentos e água potável a indígenas de Ipuaçu e Entre Rios

Um projeto da Epagri está melhorando a produção de alimentos e acesso à água potável aos moradores da Terra Indígena Xapecó, na área que abrange os municípios de Ipuaçu e Entre Rios, no Oeste Catarinense. Com aporte financeiro do Ministério Público Federal e da Funai, mais de 60 famílias estão sendo beneficiadas para produção de frutas e hortaliças para consumo e venda do excedente, e instalação de estrutura para água encanada.

São selecionadas famílias com renda per capita de até R$550,00 e que morem na terra

Ao todo, o projeto “Etnodesenvolvimento na Terra Indígena Xapecó: soberania alimentar, geração de trabalho e renda e acesso à água potável” terá R$182 mil para a execução de projetos em 2022, que recebe também o apoio das prefeituras de Ipuaçu e Entre Rios.  Cada família pode obter até R$ 3 mil.

Segundo a extensionista rural de Ipuaçu, Dona Ires Cristina Ribeiro Oliari, para ser incluída na seleção para o projeto a família deve ter renda máxima de R$550 por pessoa, ter até três hectares de terra e morar na propriedade (a terra não pode ser arrendada). A seleção é feita por uma Comissão formada por profissionais das secretarias da Assistência Social e Agricultura, lideranças indígenas, colaboradores da Funai e Epagri e outros profissionais da administração municipal. “As famílias com membros que frequentam a Apae recebem uma atenção especial”, salienta a extensionista.

A Epagri faz acompanhamento técnico para implantação de hortas e pomares e na instalação de estrutura para captação e armazenamento de água

Sob a coordenação da Epagri, cada família é atendida individualmente. “Elaboramos um projeto com os materiais necessários para cada realidade encontrada. Algumas famílias optam pela construção de uma horta ou pomar, outra precisam de materiais hidráulicos para captação de água para a residência”, explica Elvina Costacurta, extensionista social de Ipuaçu. Ela complementa que há o acompanhamento técnico para implantação de hortas e pomares, e também a instalação de caixas d’água, bombas e mangueiras para captação e armazenamento de água.

As duas extensionistas idealizadoras do projeto relatam que é muito gratificante atender as famílias em suas necessidades básicas, alimentos e água com foco na ação social em qualidade de vida das famílias indígenas. “É importante salientar que o apoio do cacique e vice cacique da Terra Indígena Xapecó é fundamental para a realização do projeto”, diz Dona Ires.