Ouça no Panorama Agrícola: como ajustar o sistema produtivo por causa da estiagem

  • Categoria do post:Mídia

Uma análise econômica do conflito Rússia e Ucrânia no mundo, no Brasil e em particular em Santa Catarina é o destaque do Panorama Agrícola de hoje, 14 de março de 2022. Rogério Goulart Júnior, do Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola da Epagri (CEPA), fala dos impactos da guerra em insumos agrícolas e nas culturas de trigo, milho e soja. Fretes e ofertas de contêineres também são afetados pela invasão, assim como importações e exportações de produtos agrícolas de Santa Catarina.

Estiagem e pastagens, como ajustar o sistema produtivo, é o assunto da entrevista de terça-feira, dia 15, com Cassiano Eduardo Pinto, da Estação Experimental de Lages.  Ele defende boas práticas de produção para uma maior resiliência do sistema produtivo e para manutenção de produção e produtividade. “Manejo adequado da pastagem, cultivo mínimo, plantio direto, terraceamento e reservatório de água” são essenciais para enfrentar a estiagem, de acordo com o pesquisador.

Na quarta-feira, dia 16, o Panorama Agrícola explica o que são ilhas de calor e como controlá-las, com o pesquisador da Epagri-Ciram Kleber Trabaquini. No mesmo programa, Ricardo Steinmetz, da Embrapa, faz um chamamento para evento virtual com apoio da Epagri, sobre biogás e biometano, que ocorre no dia 23 de março.

Detalhes da Produção Integrada da Cebola estão no Panorama Agrícola de quinta, 17. Francisco Gervini, pesquisador da Estação Experimental de Ituporanga, explica a nota técnica, padrões e normas para um alimento seguro da produção primária até a comercialização da cebola.

No Panorama Agrícola do dia 18, sexta-feira, aprenda dos benefícios da abóbora e o que fazer com as sementes. A extensionista Daniela Nunes, na série Além da Salada, dá a dica. Ouça ainda, no mesmo dia, sugestões de exercícios e alongamentos que você pode fazer em qualquer lugar, até na roça. A extensionista Cassandra Pulceno é quem dá o recado.

Ouça o programa de rádio da Epagri na emissora do seu município. No aplicativo EpagriMob, em Sound Cloud e no Spotify.