Epagri participa de levantamento inédito de produtividade da soja brasileira

  • Categoria do post:Mídia

Uma pesquisa inédita da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) sobre as condições das lavouras de soja no país contou com apoio da Epagri/Cepa em Santa Catarina. O objetivo da Conab é analisar a produtividade da oleaginosa em estados que apresentaram quebra de safra por conta da estiagem, em locais selecionados aleatoriamente pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

No ponto selecionado pelo MAPA a equipe da região fez a contagem da população de plantas, número médio de vagens por plantas e condições de lavoura

Em Santa Catarina foram coletadas amostras de 380 pontos pelos agentes de mercado da Epagri/Cepa e extensionistas do Programa Grãos no Planalto Norte e regiões de Lages, Campos Novos, Chapecó e  Xanxerê.  Além do Santa Catarina, o estudo inclui Rio Grande do Sul, Paraná e Mato Grosso do Sul, totalizando visitas a mais de mil lavouras.

No ponto selecionado a equipe da região fez a contagem da população de plantas, número médio de vagens por plantas e condições de lavoura. Os trabalhos iniciaram no começo de fevereiro e as informações serão passadas para a equipe de estatísticos da Companhia. A publicação dos resultados está prevista para as próximas semanas, quando os demais estados encerrarem seus levantamentos. Com isso, a Conab poderá identificar com mais exatidão o nível de perdas das lavouras, e a Epagri/Cepa terá ainda mais segurança na pesquisa de estimativa de safra feita no estado.

O objetivo da pesquisa é analisar a produtividade da soja em estados que apresentaram quebra de safra por conta da estiagem

O coordenador desta ação na Epagri, engenheiro-agrônomo da Epagri/Cepa Haroldo Tavares Elias, considera esse trabalho muito importante para uniformização de metodologias no país.  “Os esforços técnicos e institucionais buscam aperfeiçoar processos, otimizar o uso das estruturas públicas e disponibilizar dados e informações sobre as safras cada vez mais qualificados e precisos. Essas informações são fundamentais para a tomada de decisões mais assertivas pelos agentes públicos e econômicos do agronegócio em Santa Catarina”, diz ele.

Haroldo explica que o trabalho foi iniciado com a cultura da soja e gradativamente serão incorporadas outras culturas como o milho, por exemplo. “Também faz parte da parceria com a Conab o compartilhamento de dados sobre os hortifrutis produzidos no estado e comercializados nas centrais de abastecimento do país de acordo com o acompanhamento do programa Prohort da Conab. Essas informações são de interesse direto do setor produtivo, visto que a produção de hortifrutis em Santa Catarina é importante fonte de geração de produção de alimentos, trabalho e renda para milhares de famílias no estado”, diz ele.

Mais informações e entrevistas

Haroldo Tavares Elias, engenheiro-agrônomo da Epagri/Cepa, fones (48) 3665-5074 / 99618-5006.

Informações para a imprensa
Gisele Dias, jornalista, fones (48) 3665-5147 / (48) 99989-2992.