Além da Salada: almeirão, chicória e radiche são ricas em vitaminas A, B e C

  • Categoria do post:Mídia

A cor das folhas, verde-escuro, não é a única característica de une almeirão, chicória e radiche. Elas também compartilham aspectos nutricionais e propriedades terapêuticas. As safras iniciam em março e seguem até junho.

Almeirão compartilha com radiche e chicória características nutricionais e terapêuticas

Conheça mais sobre essas folhosas na série Além da Salada, idealizada pela equipe de extensionistas sociais da Epagri na região de Joinville para incentivar o consumo integral dos alimentos e oferecer à população alternativas para uso de folhosas e outros vegetais.

Nesta série você vai conhecer sempre um novo vegetal, com descrição de suas características nutricionais e terapêuticas, formas de uso e outras informações, além de receitas.

Nutrientes

As folhas verde-escuras, como o almeirão, a chicória e o radiche são ricas em vitaminas

A, C e do complexo B, além de serem boas fonte de fósforo, ferro e cálcio.

Propriedades terapêuticas

Atuam na prevenção das doenças cardiovasculares. Auxiliam na limpeza do fígado e rins. São digestivas. Auxiliam como anti-inflamatórias, tônicas e diuréticas. Ajudam no controle da glicemia. São levemente laxativas e vermífugas.

Partes utilizadas

Folhas e raízes

Que gosto têm?

Todas as três têm sabor amargo.

Safra

Março a junho

Formas de uso

Podem substituir a couve e o espinafre no preparo de pratos quentes ou em saladas. As folhas podem ser refogadas com feijão, arroz, grão-de-bico, soja, lentilha e como recheio de bolinhos, tortas e sanduíches. As folhas também podem ser consumidas cruas em saladas. A raiz, seca e moída, é usada em muitas partes do mundo como café – bebida conhecida como “café de guerra”.

Contraindicações

Alimentos do grupo da chicória são associados ao estímulo da menstruação e apontados como possíveis causadores de aborto. Por isso, não é muito seguro que a grávida consuma esse tipo de alimento em excesso sem ter conversado com seu médico. Outras restrições para os vegetais da família da chicória se estendem aos pacientes com cálculos renais, já que eles podem agravar a condição.

Recomendações

A higienização das hortaliças é um processo fundamental para manter a qualidade e os benefícios por elas oferecidos. É recomendada, além da lavação em água corrente, a desinfecção com solução de hipoclorito (para cada 1 litro de água, 1 colher de sopa de água sanitária) deixando a hortaliça de molho por 15 minutos. Faça o enxágue com água potável após a desinfecção.

Receitas

Picadinho de carne com chicória

Ingredientes
·1 porção de carne bovina picada em cubos
·1 maço de chicória picada grossa
·Sal, alho e cebola
·Salsa e cebolinha picadas (opcional)
·Pimenta (opcional)
·Óleo ou azeite para refogar

Modo de preparo
Tempere a carne com alho, sal e pimenta a gosto. Refogue a carne e deixe fritar, mexendo de vez em quando até que os pedaços fiquem corados de maneira uniforme. Adicione a chicória aos poucos, misturando-a à carne à medida que as folhas forem murchando. Tampe e deixe cozinhar. Se necessário acrescente um pouco de água quente para evitar que a carne e a chicória grudem na panela. Quando a carne e a chicória estiverem cozidas, acrescente a salsa e a cebolinha, tampe a panela e deixe cozinhar por cerca de 2 minutos.

Almeirão com arroz

Ingredientes
·½ maço de almeirão cortado fininho
·3 xícaras (chá) de arroz cozido
·1 cebola média picada
·4 colheres (sopa) de óleo
·1 lata de sardinha escorrida e desfiada
·2 dentes de alho
·Sal a gosto

Modo de preparo
Frite a cebola e o alho no óleo, junte o almeirão e refogue. Acrescente a sardinha e o sal, misture e deixe por 2 minutos em fogo baixo. Junte o refogado ao arroz, misture e sirva a seguir.

Fortaia de radiche

Ingredientes
·3 maços de radiche
·1/2 colher (sopa) de sal
·1 pitada de pimenta-do-reino moída
·6 ovos
·100g de queijo colonial em cubinhos
·100g de linguiça em cubinhos
·1 colher (sopa) de óleo

Modo de preparo
Em uma panela funda com água, acrescente as 2 colheres de sal e 1 colher de açúcar. Deixe ferver. Acrescente o radiche cortado em pedaços pequenos. Cozinhe por 5 minutos. Escorra a água e reserve. Bata os ovos, o sal, a pimenta e o queijo colonial. Junte o radiche cozido e misture tudo. Em uma frigideira coloque o óleo e frite a linguiça por uns minutos. Acrescente os ovos batidos misturados com o radiche. Misture bem e deixe os ovos cozinharem. Não deixe ficar seca a mistura. Retire do fogo e sirva em seguida.