Panorama Agrícola destaca goiaba-serrana, Selo Arte e sucessão familiar no espaço rural

A fruta é rica em nutrientes, fonte de compostos fenólicos, vitamina C e do complexo B, além de minerais. Foto: Aires Mariga

É época de colheita da goiaba-serrana. Esse é um dos assuntos do Panorama Agrícola esta semana. Na entrevista do dia 1º de março, a pesquisadora Mariuccia de Martin, da Estação Experimental de São Joaquim, explica qual é o ponto de colheita, informa sobre os meses em que a fruta está no mercado e faz observações sobre o pós-colheita e formas de consumo desse alimento de qualidade nutricional superior.

Antes, no dia 28 de fevereiro, o extensionista Filipe Espíndola faz uma análise sobre preservação ambiental, florestas e chuvas e explica o que são rios voadores.

Já nos dias 2 e 3 de março, o Panorama Agrícola fala sobre o Selo Arte, uma certificação de qualidade. O entrevistado é o médico veterinário Nelton Antônio Menezes, coordenador do Selo Arte na Cidasc. Ele aborda os requisitos para a obtenção do selo, faz um breve histórico e enfatiza a inspeção e os atrativos na entrevista da quarta-feira. O veterinário também destaca, no Panorama do dia 3, quinta, que o Selo Arte é um dos indicadores do Agro em Santa Catarina e que a parceria com a Extensão da Epagri é fundamental para o trabalho integrado.

Na sexta, dia 4 de março, o assunto é sucessão familiar no campo e o exemplo que vem de Arroio Trinta, município da Regional de Videira. O depoimento do jovem Bruno enfatiza a necessidade de capacitações, conhecimento e empreendedorismo para a sucessão no campo dar certo.

Ouça o Panorama Agrícola na emissora de rádio do seu município e nas plataformas de podcast Sound Cloud e Spotify.