Dia de Campo mostra os benefícios do SPDH nas culturas da melancia e do aipim

  • Categoria do post:Mídia

Agricultores das regiões de Chapecó e de Xanxerê que cultivam melancia e aipim se reuniram no Centro de Treinamento da Epagri em Chapecó para uma tarde de aprendizado em boas práticas de agricultura conservacionista através Sistema Plantio Direto de Hortaliças (SPDH). O dia de campo foi realizado o dia 16 de dezembro, por meio de uma parceria entre a entre a Epagri e a prefeitura de Caxambu do Sul.

Estação com URT do plantio da melancia e do aipim, com e sem irrigação

Participaram mais de 60 pessoas, entre técnicos e agricultores. Os temas foram abordados em cinco estações de visitação: plantas de cobertura do solo e seu manejo; SPDH; uso do biofertilizante e produção de hortaliças no SPDH; irrigação e fertirrigação na produção de hortaliças e URT de melancia e mandioca em SPDH (com e sem irrigação).

“Foi uma tarde de muito conhecimento, onde foi apresentado o SPDH, seus princípios e seus benefícios para o ambiente, para a sociedade e para manutenção da produção com redução do aporte de insumos externos”, afirma o extensionista rural Ivan Tormem, líder do projeto Horticultura na região de Chapecó. Ele ressalta, ainda, que os produtores conheceram alternativas para aumentar a produtividade e reduzir os efeitos de estiagens, como o uso da irrigação.

Abertura de trincheiras para avaliar presença de compactação e/ou adensamento do solo

Os participantes tiveram acesso a informações desde a amostragem do solo para análise química, passando pela abertura de trincheiras para detectar presença de camadas compactadas/adensamento, correção do solo, adubação de base, escolha das espécies das plantas de cobertura do solo, rolagem da cobertura verde, máquinas para adubação de base e abertura sulcos para plantio, plantio da melancia e do aipim, orientação sobre taxas diárias de absorção de nutrientes e o fracionamento da adubação de cobertura para melancia, implantação do sistema de irrigação e seus benefícios, uso do biofertilizante aeróbico, tratos culturais e tratamentos alternativos preventivos ao ataque de pragas e doenças utilizados na cultura da melancia.