Epagri/Ciram e Enercan: nove anos de parceria em monitoramento ambiental

  • Categoria do post:Mídia

A Epagri/Ciram e a Campos Novos Energia S.A. (Enercan) comemoraram em dezembro nove anos de parceria no monitoramento ambiental da região. A estação meteorológica utilizada para este monitoramento está localizada a 28 km da Usina Hidrelétrica da Enercan (UHE), e é utilizada para o monitoramento climatológico da área do entorno do reservatório, com objetivo de avaliar a influência do reservatório em alterações do clima local. Os dados coletados ficam disponíveis tanto para a companhia quanto para a Epagri.

Reservatório da UHE possui área de 29 km²

Segundo Gerson Conceição, pesquisador da Epagri/Ciram, a estação meteorológica mede e envia de forma automática, para o banco de dados em Florianópolis, valores de temperatura, precipitação, umidade relativa, pressão atmosférica, velocidade e direção do vento. Este monitoramento faz parte do programa de responsabilidade ambiental promovido pela Enercan, que contribui com o desenvolvimento dos municípios do entorno da Usina Hidrelétrica Campos Novos.

Os profissionais da área de meteorologia e hidrologia da Epagri/Ciram compilam os dados coletados em relatórios anuais e mensais de monitoramento climatológico, que abrangem a região de entorno da usina.

Sobre a UHE

A UHE está situada entre os municípios de Campos Novos e Celso Ramos, a 390 km de Florianópolis. O reservatório – que está no leito do Rio Canoas e abrange os municípios de Abdon Batista, Anita Garibaldi, Campos Novos e Celso Ramos – possui uma área de 29 km² que, somados à calha original do Rio Canoas, perfazem 34,6 km² de armazenamento.

Com uma produção assegurada de 3,3 mil GWh por ano, a UHE Campos Novos tem uma das menores relações entre área alagada e energia gerada. A usina produz um quarto do consumo do estado de Santa Catarina. Conta com três turbinas de tipo Francis, tendo potência instalada de 880 MW.

Informações e entrevistas
Gerson Conceição, pesquisador da Epagri/Ciram
(48) 3665-5146 / gconceicao@epagri.sc.gov.br