Epagri/Ciram e Baesa comemoram 16 anos de parceria

  • Categoria do post:Mídia

A Epagri/Ciram e a Usina Hidrelétrica Barra Grande (Baesa) comemoram 16 anos de uma parceria que gera informações ambientais para a sociedade. Através de contratos de prestação de serviços, a Epagri mediu e ao longo deste período temperatura, umidade relativa, pressão atmosférica, precipitação e velocidade e direção de vento nas estações meteorológicas de Campo Belo do Sul/SC e Pinhal da Serra/RS. Os dados formam uma importante série histórica que serve à Baesa e às pesquisas desenvolvidas pela Epagri. 

Epagri/Ciram mede variáveis ambientais em duas estações meteorológicas da Basea (Foto: Divulgação Baesa)

Segundo Gerson Conceição, pesquisador da Epagri/Ciram, o monitoramento permite a realização de relatórios climatológicos mensais e anuais, para avaliar a influência do reservatório e as alterações do clima local. “Durante estes 16 anos foram produzidos 192 relatórios climatológicos mensais e 16 anuais”, enumera o pesquisador. 

Construída no leito do rio Pelotas, entre os municípios de Anita Garibaldi/SC e Pinhal da Serra/RS, a usina entrou em operação no dia 1º de novembro de 2005. Sua potência instalada é de 690 megawatts, quantidade suficiente para atender ao equivalente a 30% da demanda catarinense ou a 20% do total de energia consumida no Rio Grande do Sul.

Informações e entrevistas
Gerson Conceição
gconceicao@epagri.sc.gov.br / (48) 3665-5146