Epagri capacita apicultores de Caçador em meliponicultura

  • Categoria do post:Mídia

A Epagri vem trabalhando pelo Estado todo para estimular a criação de abelhas sem ferrão, atividade conhecida como meliponicultura. No dia 27 de novembro foi a vez dos membros da Associação Caçadorense de Apicultores (Acap), que também compõe o Núcleo de Apicultores da Acic/Caçador, receberem capacitação na área.

Participantes conheceram as diferentes espécies de abelhas (Fotos: Edilson Moreira / Epagri)

O curso foi realizado pela Epagri em parceria com a Cidasc. Os participantes puderam conhecer as diferentes espécies de abelhas e a biologia das abelhas sem ferrão, além de aprimorar técnicas de manejo, de modo a iniciar os interessados na atividade.

André Amarildo Sezerino, pesquisador da Estação Experimental da Epagri em Caçador, foi o responsável pelo conteúdo técnico do curso. Ele repassou aos participantes informações referentes à captura de enxames, cuidados e manejo das abelhas sem ferrão. Maurício Prates dos Santos, extensionista da Epagri em Lebon Régis, falou sobre as políticas públicas do governo do Estado de incentivo à atividade.

A programação foi completada pelo médico veterinário Luís Felipe Sperry Bratti, gestor regional da Cidasc. Ao apresentar o trabalho da Companhia, ele destacou o Programa de Sanidade Apícola. Ressaltou também a importância do cadastro dos apicultores e meliponicultores junto ao órgão, trânsito de colmeias e legislações vigentes relacionadas ao tema.

Curso capacitou membros da Associação Caçadorense de Apicultores (Acap)

Conheça a história de um jovem casal que que só se dedica à criação racional de abelhas sem ferrão: