Epagri forma 50 jovens rurais no Oeste Catarinense em curso de gestão e protagonismo nesta quarta (15)

  • Categoria do post:Mídia

A Epagri realiza a formatura de 50 jovens rurais das regiões de São Miguel do Oeste, Chapecó e Videira nesta quarta-feira (15) no Curso Organização, Gestão e Protagonismo, realizado ao longo dos últimos seis meses. A cerimônia, que acontece simultaneamente nos Centros de Treinamento da Epagri dos três municípios, terá transmissão ao vivo no canal de capacitações da Empresa no YouTube a partir das 9 horas.

Cursos da Epagri para jovens rurais foram adaptados em 2021 para atender os protocolos de segurança

A Epagri oferece anualmente cursos específicos para jovens agricultores e pescadores entre 18 e 29 anos com objetivo de prepará-los para assumir o protagonismo nas suas propriedades. Como as atividades são essencialmente presenciais, precisaram ser paralisadas no ano passado em decorrência da pandemia. Neste ano, o projeto foi reformulado em todas as regiões catarinenses para adaptar-se aos protocolos de segurança.

Jovens rurais do Oeste

Nas regiões de São Miguel do Oeste, Chapecó e Videira, as atividades de 2021 foram realizadas de forma híbrida, somando 220 horas de capacitação, divididas em oito etapas. A metodologia usada neste ano alternou lives com apresentações técnicas de especialistas, encontros presenciais com aulas práticas ao ar livre nos Centros de Treinamento e reuniões on-line para tirar dúvidas dos participantes.

Aulas ao ar livre fizeram parte da metodologia usada pela Epagri para capacitar os jovens rurais

“O objetivo é contribuir com o processo de formação dos jovens, despertando para o protagonismo e o desenvolvimento sustentável no campo, incentivando o exercício da liderança, do empreendedorismo e do espírito solidário, buscando iniciativas inovadoras que agreguem valor a produtos, serviços e espaços”, explica a extensionista da Epagri Flavia Maria de Oliveira, responsável pelo curso na região de São Miguel do Oeste e Palmitos.

Incentivo financeiro

No evento de formatura, os participantes do Oeste Catarinense apresentarão seus Planos de Desenvolvimento da Propriedade, com um diagnóstico e propostas técnicas de melhorias. Com esses planos, eles poderão acessar linhas de crédito para colocar os projetos em prática nas propriedades. Cada jovem terá direito de acessar até R$30 mil para seu projeto individual. Para projetos desenvolvidos em grupo, o limite de verba é R$90 mil.

Os jovens rurais catarinenses recebem conhecimento técnico em diversas cadeias produtivas

Sucessão familiar nas propriedades

As capacitações da Epagri para jovens rurais de Santa Catarina vêm contribuindo para que esse público permaneça nas propriedades com renda e qualidade de vida. As atividades são realizadas em todas as regiões e oferecem conhecimento técnico em diversas cadeias produtivas, como pecuária leiteira, fruticultura, olericultura, cultivo de grãos, apicultura e piscicultura, por exemplo. Os participantes também são formados em organização, gestão e protagonismo. Entre 2012 e 2019, a Epagri capacitou 2.468 jovens no estado. Neste ano, a Ação Jovem Rural e do Mar está qualificando 320 participantes.

Mais informações e entrevistas:

Flavia Maria de Oliveira, extensionista da Epagri, pelo fone (49) 3631 2985.

Marcia da Rosa Gomes, coordenadora do programa Capital Humano e Social da Epagri, pelo fone (47) 99635 3304.

Informações para a imprensa
Gisele Dias, jornalista pelos fones (48) 3665 5147 / 99989 2992.