Eventos com sementes crioulas mobilizam agricultores em Frei Rogério

  • Categoria do post:Mídia

A agenda de eventos relacionados às sementes crioulas em Frei Rogério, no Meio Oeste Catarinense, movimentou os municípios da região nos últimos meses. As iniciativas uniram guardiões de sementes, famílias rurais e estudantes em torno da preservação das variedades de plantas tradicionais, adaptadas às condições locais e da agricultura familiar, e que não têm restrição para a multiplicação.

Feira de Sementes Crioulas em Frei Rogério atraiu agricultores familiares, assentados e guardiões de sementes da região

“Faz parte das nossas atividades falar das sementes crioulas, do seu papel e da sua importância, além de divulgar cada história e cada sentimento que tem ligação com o resgate, a multiplicação e a doação desse legado para as gerações futuras”, destaca a engenheira-agrônoma Adriana Francisco, da Epagri de Frei Rogério.

Em setembro, a Epagri realizou um encontro sobre sementes crioulas em parceria com a Escola Agrícola 25 de Maio – Assentamento Faxinal dos Domingues II, em Fraiburgo. Os participantes assistiram a uma palestra do agricultor Gerson Mauro Fertig, guardião de sementes de Frei Rogério, com a participação do extensionista social da Epagri Élcio Pedrão e da engenheira-agrônoma Adriana Francisco.

Organizados pela professora Pamela Ribeiro, 25 jovens filhos de assentados e agricultores familiares ouviram animados sobre a importância das sementes crioulas, o modo de coletar, produzir e armazenar. No encontro, também foram distribuídas mudas de árvores nativas.

No dia 11 de setembro, extensionistas da Epagri e guardiões de sementes participaram da Feira da Agricultura Familiar e Sementes Crioulas em Curitibanos. Mais de 60 pessoas compartilharam sementes para plantar e multiplicar. O evento foi organizado pelos extensionistas Juliana Golin Krammes e Fábio Granemann, da Epagri local, com apoio da Cooperplanalto Sul.

Epagri apoia o trabalho de guardiões de sementes em todo o Estado

Em outubro, uma feira de sementes crioulas foi realizada em Frei Rogério pela equipe da Epagri com apoio da Secretaria da Agricultura do município e do Sicoob. O evento atraiu agricultores familiares e assentados de Fraiburgo e Curitibanos, além de guardiões de sementes, artesãos e outros profissionais do município que divulgaram seu trabalho. O encontro ainda teve doação de sementes e mudas de chás.

A extensionista Adriana, da Epagri, explica que o trabalho com a preservação das sementes crioulas já é tradicional em Frei Rogério. “Buscamos sempre destacar o trabalho dos guardiões de sementes, que são as pessoas que têm um profundo respeito e uma relação muito próxima com a natureza. Eles se preocupam com todo o processo de resgate, multiplicação, colheita e armazenamento de sementes, seja para sua própria produção, para partilha ou comercialização. Também trazem para o debate o manejo do solo, a adubação verde e orgânica, a cobertura do solo e o uso dos biofertilizantes”, destaca.

Mais informações pelo e-mail emfreirogerio@epagri.sc.gov.br ou pelo fone (49) 3257 0045.