Artesãs de Alto Bela Vista criam peças com reaproveitamento de madeira

O grupo de artesanato Arterapia, do município de Alto Bela Vista, no Meio Oeste Catarinense, está dando cor e significado às sobras de madeira de uma fábrica de móveis do município. Com criatividade, as artesãs criaram uma coleção de produtos decorativos à base de madeira, como quadros e placas decorativas.

“A coleção chama-se metamorfose, pois, segundo as artesãs, representa bem essa transformação da madeira em uma obra de arte”, conta Jacinta Buenos da Silva, extensionista social da Epagri no município. Em outubro, foi organizada uma feira de artesanato na entrada da Prefeitura para o lançamento da coleção e a exposição de produtos de Natal que surpreendeu os visitantes.

O grupo de artesanato é composto por sete mulheres que trabalham juntas há seis anos e utilizam técnicas variadas para criar as peças, como bordado, crochê, tricô, uso de fibras naturais e reaproveitamento de materiais alternativos. “As artesãs também desenvolvem trabalhos sociais, como decoração de espaços públicos para o Natal, e confecção de materiais decorativos representativos da cultura local, como flores para o Kerbfest, uma festa típica alemã”, acrescenta a extensionista da Epagri.

O grupo Arterapia tem um espaço junto à Casa da Memória do município. O local é aberto ao público nas quartas-feiras à tarde e também recebe grupos de visitantes, com horário agendado, para oficinas de confecção de artesanato.

As artesãs contam com o apoio da Epagri, da Prefeitura de Alto Bela Vista e do Sebrae.

Mais informações: Jacinta Buenos da Silva, extensionista da Epagri em Alto Bela Vista – (49) 3455 9022, jacinta@epagri.sc.gov.br