Educação ambiental é destaque no Panorama Agrícola

No Panorama Agrícola desta segunda-feira, dia 22 de novembro, a atenção é para a educação ambiental, com a divulgação e valorização do prêmio Epagri-Escola-Ecologia. Cirlei Inês Werlang da Silva, extensionista social e coordenadora do programa Capital Humano e Social na gerência de Videira, fala dos projetos escolares reconhecidos e que serão premiados no dia 23/11, em Caçador.

Mais de 260 escolares se envolveram nas propostas de trabalho. Estão sendo valorizados os projetos das seguintes instituições: Grupo Escolar Dr. Hélio Anjos Ortiz, de São Cristóvão do Sul, com “Horta Escolar: o caminho para conhecer o funcionamento e a importância para uma alimentação saudável e sustentável”; Núcleo Educacional Meu Postinho, também de São Cristóvão do Sul, com “Plantando mudas para colher saúde”; Escola Estadual Professor Argeu Furtado, de São Cristóvão do Sul, com o projeto “Horta escolar: uma ação sustentável”; Escola Estadual Frei Rogério, de Ponte Alta do Norte, com “Horta escolar como ferramenta de educação ambiental”; Escola Estadual 30 de Outubro, de Lebon Régis, com “Meio ambiente saudável: direito de todos”; e Escola Municipal Professora Jacy Falchetti, do município de Arroio Trinta, com dois projetos: “Da terra brota a saúde”, e “Água: sustentabilidade em foco”.

Na terça-feira, dia 23, o Encontro Regional de Educação Ambiental que acontece em Lages é o assunto do dia no Panorama Agrícola, na voz da extensionista Andreia Meira. O programa também destaca o evento Porteira Aberta, em Campos Novos, com o gerente de pesquisa Maykol Ouriques.

A fruticultura em São Joaquim, com novidades nas áreas de maçã, uva, pera e goiabeira-serrana, está no Panorama Agrícola de quarta-feira, na entrevista com Cristiano João Arioli, gerente da Estação Experimental de São Joaquim.

Na quinta, os pesquisadores de Itajaí Rafael Morales e Alexandre Visconti falam, respectivamente, do EpagriTec e do Laboratório de Microbiologia Ambiental e Agrícola (Lamag).

E na sexta-feira, dia 26 de novembro, tem Dia de Campo em Tubarão, com o gerente regional Gustavo Claudino, e informações sobre o Congresso Brasileiro de Mandioca, com o gerente da Estação Experimental de Urussanga, Alexsander Moreto. Ouça também, na série “Além da Salada”, com Daniela Guimarães Nunes, os benefícios da batata-doce, alimento de alto valor energético. Segundo Daniela, quem inclui a batata-doce na dieta, ajuda a formar massa muscular, tem sensação de saciedade e fortalece o  sistema imunológico.

Ouça o Panorama Agrícola na emissora de rádio do seu município ou pelo aplicativo EpagriMob. Você também pode ouvi-lo em aplicativos de áudio como o Sound Cloud e o Spotify.