Feira de sementes crioulas reúne mais de 150 pessoas em Chapecó

  • Categoria do post:Mídia

Um evento voltado para a agroecologia e a preservação das sementes crioulas reuniu mais de 150 pessoas em Chapecó no dia 26 de setembro. A Feira de Sementes Crioulas, realizada no assentamento D. José Gomes, atraiu agricultores, estudantes, comunidades indígenas o público urbano. A programação contou com venda e troca de sementes, mudas, plantas medicinais e produtos agroecológicos, troca de experiências entre entidades e agricultores, plantio de árvores e um almoço.

Feira de sementes atraiu agricultores, estudantes, comunidades indígenas e o público urbano

O tema central do evento foi ‘Agroecologia pela vida: conservação, manejo e uso da biodiversidade na promoção da saúde’. “O objetivo foi resgatar a importância das sementes crioulas no contexto da biodiversidade”, conta a extensionista social Josefina de Carvalho, da Epagri de Chapecó.

Sementes crioulas

Transmitidas através das gerações, as sementes crioulas são aquelas tradicionais, adaptadas às condições locais e da agricultura familiar, sem restrição para a multiplicação.

A Epagri foi parceira do evento, divulgando seu trabalho e distribuindo sementes e mudas para os participantes. “Realizamos trocas com grupos de agricultores familiares, resgatando uma grande variedade de sementes que já haviam se perdido, como diferentes tipos de flores, pipoca, abóbora, melancia, quiabo, soja para consumo humano, entre outras”, conta Josefina.

A Feira de Sementes Crioulas foi organizada em parceria entre Epagri, Udesc, UFFS, Fetraf Sul, MST, Apaco, Projeto Iberê, MMC e Sabor Colonial, respeitando todas as orientações sanitárias de prevenção da Covid-19. Representantes de cada entidade apresentaram seu trabalho e trataram de temas como agroecologia, importância e diversidade das sementes crioulas, certificação da produção agrícola, alternativas de produção sustentável, o papel da universidade na preservação da biodiversidade e os desafios da comercialização.

Os visitantes aprovaram a proposta do evento, que trouxe a oportunidade de compartilhar sementes, plantas e conhecimento sobre agroecologia. “A feira promoveu ótimo intercâmbio de conhecimento e boas prosas”, conta a visitante Stéfany Alencar.