Comemorações dos 30 anos da Epagri chegam a Concórdia nesta quarta-feira, 17

Nesta quarta-feira, 17 de novembro, tem Epagri de Porteira Aberta em Concórdia. O evento, que vai das 9h às 11h no Centro de Treinamento da Epagri no município, faz parte do calendário que comemora os 30 anos da Empresa por todo o Estado.

Evento acontece no Centro de Treinamento da Epagri em Concórdia (Cetredia)

Segundo o gerente regional da Epagri em Concórdia, Rafael Presotto, são esperadas no evento lideranças municipais, agentes financeiros, cooperativas, sindicatos e representantes da imprensa. Eles serão recepcionados às 9h com um café e em seguida, às 10h, acontece a apresentação dos trabalhos da Epagri. Para às 11h está marcada uma visita o Centro de Manejo da unidade, que encerra a programação.

30 anos da Epagri

Em 20 de novembro de 1991 o Estado uniu os trabalhos de pesquisa e extensão rural e pesqueira, somando experiências em diferentes áreas e fortalecendo ainda mais o setor. De lá para cá, a Epagri se firmou junto à sociedade como uma empresa confiável e eficiente, sempre ao lado dos catarinenses. Para marcar seus 30 anos a Empresa organizou um calendário comemorativo com eventos que acontecem por toda Santa Catarina até dezembro.

A Epagri está presente em todos os municípios de Santa Catarina, que podem contar com o serviço de pelo menos um extensionista rural. Dispõe de 13 unidades de pesquisa estrategicamente espalhadas pelo Estado a fim de desenvolver tecnologias aplicadas às necessidades dos agricultores de cada região. A estrutura da Empresa conta ainda com 13 Centros de Treinamento, também espalhados pelo território catarinense com o objetivo de capacitar agricultores, técnicos e outros profissionais.

O sucesso de Santa Catarina no agronegócio é um dos reflexos do bom trabalho desenvolvido pela Epagri ao longo de seus 30 anos de história. Em 2020, em plena crise sanitária e econômica, o Estado catarinense alcançou o maior Valor de Produção Agropecuária (VPA) da história: R$40,9 bilhões. No ano passado, a agropecuária catarinense também bateu recorde de participação no valor de exportações do Estado: 70,2%.

Santa Catarina é hoje o maior exportador de suínos e o segundo maior de frangos do país. Somos o maior produtor de cebola, ostra, maçã e carne suína do país; o segundo maior produtor de arroz, carne de frango, palmito, pitaia e pera; terceiro de alho, erva-mate, maracujá e pêssego e quarto de uvas. Tudo isso numa área que ocupa apenas 1,13% do território nacional.

• O que: Epagri de Porteira Aberta
• Quando: quarta-feira, 17 de novembro, das 9h às 11h
• Onde: No Centro de Treinamento da Epagri em Concórdia (Rod. SC 283, Km 16, S/N, Bairro Distrito Santo Antônio)
• Informações e entrevistas: Rafael Presotto, gerente regional da Epagri em Concórdia (49) 34826132