EPAGRI 30 ANOS: Preservamos e multiplicamos as sementes crioulas

  • Categoria do post:Mídia

A gente sabe que a alimentação vai muito além de produzir e consumir. Ela também envolve história, tradição, saúde e preservação ambiental, por exemplo. É por isso que a Epagri trabalha com a preservação das sementes crioulas.

Sementes crioulas são aquelas tradicionais, ou seja, que foram mantidas e selecionadas ao longo de gerações de agricultores. Elas não têm restrição para serem multiplicadas e são adaptadas às condições locais e da agricultura familiar. É aquela variedade de feijão com história, que a avó ganhou da vizinha, passou para os filhos, e agora é cultivada pelos netos.

A Epagri é parceira dos guardiões de sementes, que é como são chamados os agricultores que conservam essas variedades de plantas. Nosso trabalho é educativo e envolve a valorização, o resgate, a multiplicação e a troca desses materiais tão valiosos. Em todo o Estado, os extensionistas visitam famílias e realizam encontros para estimular a troca de sementes, plantas, experiências e histórias.

Todo esse esforço evita que as variedades crioulas sejam extintas. É um movimento que ainda traz autonomia para os agricultores produzirem as próprias sementes e melhora a qualidade nutricional da alimentação para todos.

Esse é mais um motivo para amar a Epagri – e se orgulhar dessa empresa também.

Clique aqui para ouvir esta notícia.

30 motivos para amar a Epagri

No dia 20 de novembro, a Epagri completa 30 anos. Até lá, os catarinenses vão conhecer “30 motivos para amar a Epagri”. A cada dia, um novo motivo será apresentado no site da Epagri, nas redes sociais e no programa de rádio Panorama Agrícola.

Para comemorar a data, a Epagri está preparando uma série de eventos em todas as regiões de Santa Catarina. Acompanhe a programação nos canais de comunicação da Empresa e venha comemorar conosco!

A Epagri é uma empresa pública, vinculada ao Governo do Estado de Santa Catarina por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural. A criação da Empresa, em 1991, uniu os trabalhos de pesquisa e extensão rural e pesqueira em Santa Catarina, somando décadas de experiência em diferentes áreas e fortalecendo ainda mais o setor.