AgroPonte abre em 3 de novembro com solenidade que marca os 30 anos da Epagri

  • Categoria do post:Mídia

Entre 3 e 7 de novembro Criciúma sedia a AgroPonte, que este ano comemora 10 anos de existência e os 30 anos de fundação da Epagri. O evento acontece no Pavilhão de Exposições José Ijair Conti, com solenidade de abertura marcada para às 19h do dia 3, com a presença da presidente da Epagri, Edilene Steinwandter. Ela vai receber da organização do evento uma placa em homenagem aos 30 anos da instituição.

Feira recebeu em média 10 mil visitantes a cada edição já realizada (Foto: Divulgação / AgroPonte)

A partir das 16h do dia 3 o pavilhão estará aberto para receber o público. A Epagri vai estar com um estande, que neste ano será especialmente montada para marcar o 30° aniversário da Empresa. Quem visitar o espaço da Epagri na AgroPonte vai poder retornar aos anos 1980, por meio do escritório equipado com móveis e equipamentos da época. Haverá também uma linha do tempo destacando as origens da Epagri e um Fusca que era utilizado pela extensão rural na extinta Acaresc. Essa foi uma das empresas que, em novembro de 1991, se fundiu a outras, como Empasc e Acarpesc, para criação da Epagri.

Para comemorar seus 30 anos, a Epagri também vai realizar uma ação social durante esta AgroPonte. A Empresa estará arrecadando alimentos para a Casa Guido, instituição social de Criciúma que acolhe famílias de crianças e adolescentes em tratamento contra o câncer. Edson Borba Teixeira, gerente da Epagri na região de Criciúma, explica que as doações podem ser feitas de duas formas. Os visitantes podem comprar algum alimento nos estandes de agricultores familiares da feira e entregar no espaço da Epagri. Também existe a possibilidade de o visitante adquirir dos comerciantes da AgroPonte um vale compra, no valor que desejar, que depois será usado pelos administradores da Casa Guido para comprar os alimentos que precisarem daquele fornecedor.

A Epagri ainda vai proporcionar às crianças, adolescentes e seus familiares um momento de acolhimento na AgroPonte. Na tarde do dia 4 os pacientes da Casa Guido serão recepcionados no estande da Epagri para uma visita guiada na feira, para que possam ter um momento de alegria e de contato com a agropecuária. Edson espera que especialmente os animais despertem a atenção nessa visita. Eles também vão poder apreciar um café da tarde especialmente preparado pela Epagri. Pelo menos 15 famílias de crianças e adolescentes já confirmaram presença.

A Epagri, que está presente na AgroPonte desde sua primeira edição, é a responsável por estruturar a participação da agricultura familiar na feira. Neste ano serão 40 organizações do setor no evento, oferecendo ao público uma série de itens direto do produtor, como ovos, queijos, salames, massas, panificados, orgânicos, frutas, hortaliças e artesanatos.

Sobre a AgroPronte

A AgroPonte se propõe a trazer do rural para o urbano toda a cadeia produtiva da agricultura, pecuária e agroindústria do Sul e de Santa Catarina. Recebe tradicionalmente mais de 10 mil visitantes, que têm oportunidade de conhecer, adquirir e consumir produtos e serviços do agronegócio catarinense. Em média, 250 empresas e entidades participam efetivamente na Feira e Exposição AgroPonte, na condição de expositores e apoiadores do evento.

“A AgroPonte é uma verdadeira vitrine para a agricultura familiar e o agronegócio do Sul Catarinense”, descreve o gerente da Epagri. Ele destaca que ela permite a valorização dos agricultores, do seu trabalho e de seus produtos. “Como o próprio nome diz, esta é uma feira que faz a ponte entre o consumidor e o agricultor, e a Epagri se sente parte deste evento. Para nós da Epagri é uma oportunidade de mostrar ao público urbano todo o trabalho que realizamos junto às famílias agricultoras”, comemora Edilene. “Por outro lado, uma agroindústria familiar que participa de uma AgroPonte está preparada para acessar o mercado formal, é uma importante oportunidade de negócio”, completa Edson.

A presidente da Epagri, Edilene Steinwandter, participou da abertura da AgroPonte em 2019
(Foto: Divulgação / Agroponte)

A feira marca a retomada dos eventos presenciais na região, que foram cancelados em virtude da pandemia. Serão respeitados todos os protocolos sanitários estabelecidos para controle da pandemia.

30 anos da Epagri

A AgroPonte é mais um evento do calendário comemorativo dos 30 anos que a Epagri realiza por toda Santa Catarina até dezembro. Em 20 de novembro de 1991 o Estado uniu os trabalhos de pesquisa e extensão rural e pesqueira, somando experiências em diferentes áreas e fortalecendo ainda mais o setor. De lá para cá, a Epagri se firmou junto à sociedade como uma empresa confiável e eficiente, sempre ao lado dos catarinenses.

Atualmente está presente em todos os municípios de Santa Catarina, que podem contar com o serviço de pelo menos um extensionista rural. Dispõe de 13 unidades de pesquisa estrategicamente espalhadas pelo Estado a fim de desenvolver tecnologias aplicadas às necessidades dos agricultores de cada região. A estrutura da Empresa conta ainda com 13 Centros de Treinamento, também espalhados pelo território catarinense com o objetivo de capacitar agricultores, técnicos e outros profissionais.

O sucesso de Santa Catarina no agronegócio é um dos reflexos do bom trabalho desenvolvido pela Epagri ao longo de seus 30 anos de história. Em 2020, em plena crise sanitária e econômica, o Estado catarinense alcançou o maior Valor de Produção Agropecuária (VPA) da história: R$40,9 bilhões. No ano passado, a agropecuária catarinense também bateu recorde de participação no valor de exportações do Estado: 70,2%.

Santa Catarina é hoje o maior exportador de suínos e o segundo maior de frangos do país. Somos o maior produtor de cebola, ostra, maçã e carne suína do país; o segundo maior produtor de arroz, carne de frango, palmito, pitaia e pera; terceiro de alho, erva-mate, maracujá e pêssego e quarto de uvas. Tudo isso numa área que ocupa apenas 1,13% do território nacional.

Informações e entrevistas
Edson Borba Teixeira, gerente regional da Epagri em Criciúma
(48) 3403-1073 / 99622-1605

Informações para a imprensa
Gisele Dias, jornalista
(48) 3665-5147 / 99989-2992

Confira vídeo institucional dos 30 anos da Epagri: