Pecuaristas de Siderópolis são orientados sobre sanidade do rebanho

  • Categoria do post:Mídia

Uma ação conjunta da Epagri, Cidasc e Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Siderópolis orientou os agricultores que atuam na cadeia produtiva do leite no município sobre as normativas do programa de controle e erradicação da brucelose e tuberculose. O encontro aconteceu na tarde do dia 6 de outubro, na comunidade de Jordão Alto.

Encontro obedeceu as regras sanitárias contra a Covid 19 (Foto: José Nicolau Fernandes)

O extensionista da Epagri no município, José Nicolau Fernandes, abriu o evento orientando os agricultores sobre a obrigatoriedade do atendimento das normativas para fornecimento de leite aos laticínios. Ele também chamou a atenção dos participantes para a relevância dos assuntos que seriam tratados durante o encontro.

O médico-veterinário da Secretaria de Agricultura do município, Elvys Steinheuser, falou a respeito da Instrução Normativa (IN) 77/2018 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), enfatizando a importância do bom estado sanitário do rebanho. Ele explanou ainda sobre os controles que devem ser executados, bem como o impacto positivo na saúde dos manipuladores e na qualidade do produto oriundo das propriedades.

Giovanna Hermann, médica-veterinária da Cidasc , falou a respeito dos programas de controle e erradicação da brucelose e tuberculose. Ela reforçou a importância da manutenção dos cadastros atualizados das propriedades e rebanho junto à Companhia. Abordou ainda a sanidade do rebanho e as medidas a serem tomadas para atingi-la e mantê-la, com destaque para a forma e a frequência da realização dos exames, e os profissionais que estão habilitados para fazê-los. Informou também aos produtores a respeito da IN 002/2021, que trata da obrigatoriedade dos exames de tuberculose nas propriedades com produção leiteria e os prazos a serem respeitados.

Respeitando as regras  sanitárias contra Covid-19, o encontro foi feito em local aberto, com uso de máscaras e distanciamento social.

Conheça a história do jovem produtor de Santa Rosa do Sul que investe em boas práticas para manter a produtividade de leite também no verão: