Pesquisa mostra que SC e PR podem dobrar a produção de banana ao melhorar o manejo nutricional das plantas

  • Categoria do post:Mídia

Uma pesquisa desenvolvida pela Epagri, empresa do governo de Santa Catarina, em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR) mostra que a banana produzida na região Sul do País, predominantemente de cultivares do subgrupo Cavendish, tem potencial de produção acima de 50 toneladas por hectare, enquanto os índices alcançados estão em 24,6 t/ha em Santa Catarina e 23,5 t/ha no Paraná. Os resultados desse estudo foram publicados em 2021 na Revista Brasileira de Fruticultura (volume 43, Nº 4), cujo artigo mostra que o principal fator para esse desempenho é a gestão no manejo nutricional, que pode ser melhorada.

Produção catarinense é de 24,6 toneladas por hectare, mas tem potencial para ultrapassar 50 t/ha

O pesquisador da Estação Experimental da Epagri em Itajaí, Gelton Guimarães, que atua em solos e nutrição de plantas, explica que a gestão no manejo nutricional engloba práticas simples como uma correta calagem, gessagem e adubações equilibradas com macro e micronutrientes. Segundo ele, o estudo constatou que as aplicações com fontes nitrogenadas estão abaixo de atender a demanda exigida pela cultura mas, por outro lado, fontes fosfatadas e potássicas estão sendo aplicadas em doses muito elevadas contribuindo para desequilíbrios nutricionais tanto no solo como na planta. “Além disso, verificou-se que algumas regiões do estado possivelmente não estão fazendo a correta correção da acidez do solo, seja pela escolha errada do corretivo utilizado e/ou doses fora do recomendado”, alerta o pesquisador.

De acordo com o do extensionista do IDR-Paraná José Aridiano Lima de Deus, o presente estudo traz resultados que auxiliam no manejo atualmente adotado pelo bananicultor, seja no âmbito de propriedade, de município ou até mesmo de região. “É importante a identificação das principais limitações da produtividade a fim de estabelecer ações que melhoram a tomada de decisão e possam minimizar as limitações causadas por fatores controláveis, como por exemplo os fatores nutricionais”, explica. O pesquisador da Epagri complementa que o estudo pode contribuir também para políticas públicas, gestão e promoção da cultura nas regiões em que a cultura possui importância econômica.

Banana em SC e PR

Santa Catarina é o quarto maior produtor de banana do país, com produção anual de aproximadamente 700 mil toneladas

Santa Catarina é o quarto maior produtor de banana do país, com produção anual de aproximadamente 700 mil toneladas, além de ser responsável por 70% do volume de produção e mercado na região Sul. Quanto ao Paraná, dados da Secretaria da Agricultura daquele estado mostram que a bananicultura por lá ainda possui uma tímida representação nacional, mas é a segunda fruta em volume de produção e em área cultivada, sendo a quarta em VBP na fruticultura paranaense.

Segundo o IBGE, as produtividades de banana de Santa Catarina e Paraná estão entre a 2ª e 3ª maiores do país, respectivamente, e bem acima da média nacional, que atualmente é de  14,7 t/ha. “Mesmo assim, o desempenho da bananicultura em ambos os estados ainda pode ser considerado baixo, visto que o potencial produtivo dos cultivares é superior aos obtidos atualmente”, reforça o pesquisador Gelton Guimarães.

Para mais informações, leia na íntegra o artigo com os resultados do estudo publicado na Revista Brasileira de Fruticultura: https://www.scielo.br/j/rbf/a/qZ89YYjywW9y9gXS4fszV7B/abstract/?lang=pt

Mais informações e entrevistas:

Gelton Guimarães, pesquisador em solos e nutrição de plantas na Estação Experimental da Epagri em Itajaí, pelo fone (47) 3398-6365

Informações para a imprensa:

Gisele Dias, jornalista, pelos fones (48) 3665-5147 / 99989-2992

A banana mais doce do Brasil é de Santa Catarina. O selo da Indicação Geográfica para a fruta produzida na região de Corupá, no Norte Catarinense, reconhece a qualidade da produção e diferencia a fruta pela doçura. Confira a reportagem de nosso equipe de TV.