Epagri ganha prêmio Fritz Müller na categoria Agricultura Sustentável

Por mais um ano consecutivo a Epagri é condecorada com o Prêmio Fritz Müller, principal reconhecimento ambiental de Santa Catarina concedido pelo Instituto do Meio Ambiente de SC (IMA).  O projeto “Sistema de Produção Integrada de Tomate Tutorado – Sispit” foi  premiado na categoria Agricultura Sustentável. Ele foi submetido ao prêmio pelas pesquisadoras da Estação Experimental em Caçador, Janaína Pereira dos Santos e Janice Valmorbida, mas foi idealizado pelo pesquisador aposentado da Epagri Walter Ferreira Becker e contou com uma equipe multidisciplinar de pesquisadores e extensionistas para a condução de pesquisas em várias áreas.

As técnicas de produção asseguram maior qualidade e produtividade à cultura do tomateiro, rentabilidade e segurança aos produtores rurais e proteção ao meio ambiente

O Sispt objetiva a produção ecologicamente correta, socialmente justa e economicamente viável do tomate de mesa, por meio do emprego de boas práticas agrícolas advindas de recomendações e tecnologias desenvolvidas pela Epagri na Estação Experimental de Caçador. Janaína explica que o tomate obtido desse sistema é passível de ser certificado como alimento seguro, bem como é possível garantir sua rastreabilidade ao longo da cadeia produtiva. O projeto é desenvolvido desde 2004 e atualmente possui abrangência nacional, por meio da Instrução Normativa n. 42, de 09/11/2016 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Janice Valmorbida ressalta que, no conjunto, as técnicas recomendadas pela Epagri asseguram maior qualidade e produtividade à cultura do tomateiro, rentabilidade e segurança aos produtores rurais e proteção ao meio ambiente. “Com isso, o tomate oriundo do Sispt atende a crescente exigência do mercado consumidor por alimentos mais saudáveis e seguros”, diz.

A solenidade de entrega da premiação está prevista para o dia 3 de dezembro

O Prêmio Fritz Müller é promovido pelo IMA e destinado a projetos e iniciativas que vão além da legislação ambiental e que resultam em benefícios para a conservação do meio ambiente. Participam empresas públicas e privadas, instituições, órgãos governamentais, cooperativas, ONGs, institutos e organizações que atuam em Santa Catarina, com projetos desenvolvidos no estado. O concurso está dividido em 13 categorias.

A solenidade de entrega da premiação está prevista para o dia 3 de dezembro, na sede da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc). Devido à pandemia, o evento  vai cumprir as regras sanitárias respeitando o distanciamento social com capacidade de número de pessoas limitada, uso obrigatório de máscara, e também ocorrerá em formato híbrido com transmissão on-line para os convidados.

Informações e entrevistas

• Janaína Pereira dos Santos, pesquisadora da Estação Experimental da Epagri em Caçador, pelo fone (49) 3561-6813
  • Janice Valmorbida, pesquisadora da Estação Experimental da Epagri em Caçador, pelo fone (49) 35616824

Informações para a imprensa:

Gisele Dias, jornalista: (48) 99989-2992 / 3665-5147

No vídeo a seguir, conheça como funciona o Sistema de Produção Integrada do Tomate (Sispit), desenvolvido pelos pesquisadores da Estação Experimental em Caçador.