Inscrições abertas para reunião técnica sobre pesquisa de milho e sorgo no Sul do País

  • Post category:Mídia

Entre os dias 28 e 30 de setembro a Epagri participa da II Reunião Técnica Sul-Brasileira de Pesquisa de Milho e Sorgo (MISOSUL). As inscrições gratuitas para acompanhar a programação, que será on-line, estão abertas até o dia 28, no site do evento.

Reunião técnica vai discutir desafios da cultura do milho nos estado do Sul do País (foto: Aires Mariga / Epagri)

Felipe Bermudez, pesquisador da Epagri/Cepaf e coordenador científico da MISOSUL, revela que a Empresa teve quatro trabalhos selecionados como destaque no evento. O trabalho do pesquisador Cirio Parizotto, da Estação Experimental da Epagri em Campos Novos, aborda o desempenho de cultivares de milho diante das doenças do complexo do enfezamento. Ana Lucia Hanisch, pesquisadora da Estação Experimental da Epagri em Canoinhas, foi selecionada com o trabalho sobre qualidade dos milhos da Epagri para silagem. Rodolfo Castilhos, pesquisador da Epagri/Cepaf, foi selecionado como destaque pelo trabalho sobre a cigarrinha-do-milho. Outro pesquisador da Epagri/Cepaf, Júlio César Ramos, é destaque com trabalho que aborda a relação entre manejo de solo e qualidade para silagem.

Bermudez conta que a seleção dos quatro trabalhos da Epagri como destaques foi uma surpresa para ele, que não participou das discussões dos revisores. “É um orgulho, demonstra nossa capacidade de gerar conhecimento de valor para que o agricultor possa colocar em prática na sua lavoura”, relata o pesquisador. “Estamos na ponta, com trabalhos muito bons, o que demonstra a qualidade de nosso corpo técnico”, avalia ele. A seleção dos trabalhos destaques foi feita por revisores de várias instituições de pesquisa do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

A programação de painéis também conta com a participação da Epagri. O analista de socioeconomia da Epagri/Cepa, Haroldo Elias, fala no dia 28 sobre o cenário do milho em Santa Catarina. Adoção de novas tecnologias no combate a estresses potencializados pelo aquecimento global; manejo do sistema de produção visando o controle da cigarrinha-do-milho; impacto biótico e manejo de espécies infestantes em milho e sorgo; ecofisiologia em milho e sorgo, serão os outros temas abordados na programação.

Inscrições: http://www.abms.org.br/misosul/paginas/inscreva_se.php
Programação: http://www.abms.org.br/misosul/paginas/programacao.php

Mais informações e entrevistas
Felipe Bermudez, pesquisador da Epagri/Cepaf e coordenador científico da MISOSUL
(49) 20497530

Informações para a imprensa
Gisele Dias, jornalista
(48) 3665-5147 / 99989-2992