Chapecó terá feira de sementes crioulas neste domingo (26)

  • Categoria do post:Mídia

O assentamento D. José Gomes, em Chapecó, recebe neste domingo (26) um evento voltado para a sustentabilidade na agricultura e a preservação da biodiversidade. A Feira de Sementes Crioulas vai das 9 às 15 horas com uma programação que inclui exposição, venda e troca de sementes, mudas, plantas medicinais e produtos agroecológicos, troca de experiências entre entidades e agricultores, plantio de árvores e um almoço. O evento é organizado em parceria entre Epagri, Udesc, UFFS, Fetraf-SC, MST, Apaco, MMC e Sabor Colonial, respeitando todas as orientações sanitárias de prevenção da Covid-19.

Evento vai destacar a importância das sementes crioulas para a preservação da biodiversidade (Foto: Aires Mariga/Epagri)

Transmitidas através das gerações, as sementes crioulas são aquelas tradicionais, adaptadas às condições locais e da agricultura familiar, sem restrição para multiplicação. “O objetivo do evento é resgatar a importância das sementes crioulas no contexto da biodiversidade. A Epagri vai apresentar, no encontro, alternativas de produção sustentáveis para o meio rural”, destaca Josefina de Carvalho, extensionista da Epagri de Chapecó. A Empresa também vai compartilhar com os participantes sementes e mudas de plantas medicinais, flores, abóbora, bambu e outras espécies.

Diálogo virtual

Ainda nesta quinta-feira (23), as entidades organizadoras realizam um Diálogo Virtual Pré-feira com o tema “Saúde no campo e na mesa: o papel da agroecologia e das sementes crioulas”. A transmissão, aberta ao público, será a partir das 19h30, no canal de YouTube da Fetraf-SC.

O quê: Feira de Sementes Crioulas de Chapecó

Quando: 26 de setembro, domingo, das 9 às 15 horas.

Onde: Assentamento D. José Gomes – Água Amarela – Sítio Pachamama, Chapecó (Localização: https://maps.app.goo.gl/9ZeiayGvDzZrYiJS9)

Mais informações: Josefina de Carvalho – josefina@epagri.sc.gov.br ou (49) 2049 7768. Reservas para almoço com Álvaro: (49) 998412 9545.

Conheça no vídeo o trabalho dos guardiões de sementes em Santa Catarina: