Milho, soja, trigo, rabanete e quiabo são assuntos do Panorama Agrícola

  • Categoria do post:Mídia

O Panorama Agrícola desta segunda-feira, dia 20 de setembro, tem informações sobre as culturas do milho e da soja no Oeste de Santa Catarina, em especial na região de Xanxerê, em entrevista com o extensionista Marcelo Henrique Bassani. Saiba mais sobre a semeadura do milho para produção de grãos e também para silagem. Confira, também, as recomendações técnicas do extensionista. Com relação à cultura da soja, o início das operações de semeadura na região acontece no fim deste mês.

Nesta segunda também tem evento on-line em que a Epagri/Cepa vai divulgar as estimativas da safra de verão em Santa Catarina, com destaque para arroz, milho, soja, maçã e uva.

Outro evento on-line desta semana é sobre o controle do borrachudo. O extensionista Filipe Espíndola é quem faz o convite para os ouvintes do Panorama Agrícola.

Na terça, dia 21, o programa de rádio da Epagri comenta sobre a cultura do trigo no Planalto Norte de Santa Catarina. A área plantada aumentou e a expectativa para colheita a partir de novembro é boa, com bons preços. No momento, a recomendação é para o agricultor realizar monitoramento constante da lavoura, a fim de evitar problemas, conforme salienta o agrônomo Donato João Noernberg, da Gerência Regional da Epagri de Canoinhas.

O Congresso Brasileiro de Agronomia, marcado para Florianópolis de 19 a 22 de outubro de 2021, é o assunto do Panorama na quarta-feira. Detalhes de palestras e mini cursos estão na entrevista com Léo Kroth, diretor de Cooperativismo e Agronegócios da Secretaria de Estado da Agricultura, e coordenador da comissão temática do CBA.

No dia 23 de setembro, quinta-feira, o agrônomo Jian Izidro, da Cooperja, fala dos experimentos com 22 cultivares de trigo, cinco de triticale e três de centeio que estão sendo realizados em Jacinto Machado, numa ação para desenvolver a pesquisa com cereais de inverno e diminuir a dependência do Estado por milho para ração animal. Esse é um protocolo da Secretaria de Estado da Agricultura em parceria com a Epagri e cooperativas.

A série “Além da salada”, que aborda formas de consumo e receitas com frutas e vegetais, traz, na sexta-feira, informações sobre o rabanete e o quiabo. A extensionista social da Epagri em Jaraguá do Sul, Josiane Passos, dá dicas interessantes sobre esses dois alimentos .

Ouça o Panorama Agrícola em SoundCloud, Spotify e no site da Epagri.