Epagri e agricultores testam “plantio no verde” em propriedade rural de Descanso

  • Categoria do post:Mídia

A experiência de “plantio no verde”, uma adaptação no Sistema de Plantio Direto, foi apresentada para agricultores e autoridades do Extremo Oeste Catarinense em um encontro realizado pela Epagri na propriedade rural da família Giombelli, em Descanso. No evento, realizado no dia 30 de agosto, o engenheiro-agrônomo da Epagri Zolmir Frizzo e os agricultores anfitriões acamaram uma área de nabo forrageiro com o rolo-faca e, na sequência, semearam o milho com as plantas de cobertura ainda verdes.

“Plantio no verde”: a semeadura do milho foi feita logo após acamar as plantas de cobertura com rolo-faca

“Observamos esse manejo em uma propriedade rural de Faxinal dos Guedes e agora estamos fazendo um teste inédito aqui no município. O objetivo é eliminar o uso de herbicidas para dessecar as plantas, diminuindo os custos de produção e o tempo gasto nas operações e, principalmente, trazendo mais sustentabilidade para a agricultura”, conta Zolmir. A lavoura será acompanhada para avaliar o desenvolvimento do milho, que deve ser colhido em janeiro.

O engenheiro-agrônomo da Epagri explica que a manutenção das plantas de cobertura sobre o solo impede o desenvolvimento de espécies invasoras, protege contra a erosão e reduz as operações mecanizadas que podem provocar a compactação do solo. “As plantas de cobertura mantêm a umidade adequada para o desenvolvimento das culturas, estimulam os organismos do solo que promovem a reciclagem e a disponibilidade de nutrientes e fornecem matéria orgânica ao solo, de acordo com os princípios da agricultura conservacionista e regenerativa”, diz.

Propriedade rural da família Giombelli pratica o plantio direto de grãos há mais de 20 anos

Plantio direto de grãos

A família de Gelson Giombelli pratica o plantio direto no cultivo de grãos há mais de 20 anos. Hoje, são 80 hectares de milho e soja manejados dessa forma na propriedade rural localizada na Linha Gaúcha. Em parceria com a Epagri, os Giombelli transformaram a propriedade em uma Unidade de Referência Técnica (URT) de Conservação do Solo e da Água, que recebe agricultores, técnicos e lideranças da região para apresentar na prática os resultados das tecnologias orientadas pela Empresa.

Agricultura sustentável

Para o engenheiro-agrônomo Clístenes Antônio Guadagnin, líder do Projeto Solo, Água e Ambiente da Epagri na região, as atividades desenvolvidas pela família na URT mostram que a sustentabilidade dos sistemas de produção agropecuários é uma realidade. “Há uma grande tendência da evolução dos sistemas conservacionistas no Extremo Oeste Catarinense, visto que várias famílias de agricultores, sob a orientação de técnicos da Epagri de diversos municípios, vêm experimentando e praticando os conceitos da agricultura regenerativa, que possibilita a produção sustentável associada à melhoria da qualidade do solo”, destaca.

Guadagnin explica que a agricultura regenerativa é uma abordagem de conservação e reabilitação dos sistemas alimentares e agrícolas. Ela tem base na regeneração do solo fértil, no aumento da biodiversidade, na melhoria do ciclo da água, no aprimoramento dos serviços ambientais, no suporte ao sequestro de carbono, no aumento da resiliência às mudanças climáticas e no fortalecimento da saúde e da vitalidade do solo agrícola.

Mais informações: Zolmir Frizzo, extensionista rural da Epagri de Descanso – zolmir@epagri.sc.gov.br, (49) 36313251.