Produzir e preservar é possível: ouça no Panorama Agrícola desta semana

  • Post category:Mídia

Nesta segunda-feira, dia 13 de setembro, o Panorama Agrícola mostra que é possível produzir e preservar. O tema é abordado a partir de experimentos conduzidos na Estação Experimental em Lages, em trabalho de doutorado de Pablo Zanella, que contou com a parceria de pesquisadores da Epagri. A tese de doutorado desenvolvida sobre um campo nativo na Estação demonstrou que é possível promover uma maior diversidade de plantas sem prejudicar a produção de forragens. Zanella e Cassiano Pinto falam sobre esse trabalho que alcançou repercussão internacional.

O programa de rádio da Epagri ouve, na terça-feira, outro pesquisador de Lages, Tiago Baldissera, sobre integração lavoura-pecuária e os benefícios sociais, econômicos e ambientais desse sistema.

Uma visita técnica de lideranças da apicultura catarinense a Brasília é um dos assuntos do programa de quarta-feira, que conta também com uma entrevista sobre por que plantar bracatinga, com o pesquisador Tássio Dresch Rech. “É uma planta que facilita a recuperação de ambiente e melhora a condição de solo”, explica o pesquisador de Lages, citando outros benefícios do cultivo da bracatinga.

Uma linha de pesquisa que avalia que tipo de resíduo industrial pode virar um produto agrícola é o assunto do Panorama Agrícola de quinta-feira, com Ana Lúcia Hanisch, pesquisadora da Estação Experimental de Canoinhas.

Na sexta-feira, conheça os benefícios do mamão, com Josiane Passos, da extensão social em Jaraguá do Sul. E informações do CBA, Congresso Brasileiro de Agronomia, que acontece em Florianópolis, de 19 a 22 de outubro. O agrônomo Mário Veríssimo, que preside a Associação dos Engenheiros Agrônomos da região de Florianópolis, é o entrevistado do programa.

Ouça o Panorama Agrícola no Spotify e em Sound Cloud.