Epagri promove curso de homeopatia integrativa em Ouro

Entre 21 e 23 de setembro acontece e segunda etapa do curso de homeopatia integrativa em Ouro. A primeira etapa foi realizada em agosto e contou com a presença de 30 pessoas, entre agricultores, extensionistas, médicos, técnicos, estudantes, agentes de saúde e público em geral, oriundos de vários municípios do Meio Oeste de Santa Catarina.

Primeira etapa do curso, realizada em agosto, reuniu 30 alunos

O curso é uma inciativa da Epagri em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura de Ouro e deriva de seminário promovido pelas instituições em março de 2020 com o propósito de despertar a atenção do público da região para o tema. Em outubro acontece a terceira e última etapa do curso, que vai ser formado por 72 horas de aulas presenciais, distribuídas em três etapas de três dias cada.

O curso é ministrado pelo médico-veterinário Marcelo da Silva Pedroso, extensionista da Epagri na região de Criciúma, e pelo engenheiro-agrônomo Pedro Boff, pesquisador da Estação Experimental da Epagri em Lages. O conteúdo é formado por temas como ciência e filosofia homeopática (base científica da homeopatia), matéria médica homeopática (remédios universais para tratamento de humanos, animais, plantas e ambiente), semiotécnica e repertorização (metodologia de diagnóstico e intervenção no sistema/organismo doente) e estudo de caso prático.

Mais de 10 mil capacitados

O médico-veterinário Rena Hermes e o engenheiro-agrônomo Everton Chiodelli, ambos da prefeitura de Ouro, que já participaram do curso em São Miguel do Oeste, apoiam as atividades. O curso também tem apoio dos extensionistas da Epagri em Ouro, a nutricionista Neide Correa dos Santos Dorini e o engenheiro-agrônomo Júlio Cezar Dambros.

Segundo Marcelo Pedro, a Epagri já capacitou mais 10 mil pessoas em homeopatia aplicada na produção animal, vegetal e ambiente, bem como em todo o agroecossistema. Ele destaca que a Empresa vem se tornando uma referência nacional em pesquisa extensão nesta área. O médico-veterinário lembra que, no momento, a Epagri é uma das organizadoras de um curso de homeopatia online realizado em conjunto com a Emater-RS e o IDR-PR. Estão sendo treinados 150 técnicos das três empresas de assistência técnica e extensão rural do Sul do país.