Pescados, concurso Mata Atlântica e Selo Arte estão entre os assuntos do Panorama Agrícola

  • Post category:Mídia

O Panorama Agrícola desta segunda-feira, dia 30 de agosto, fala da produção e do consumo de pescados no Brasil. A entrevista é com o ex-ministro da Pesca e um dos coordenadores da Semana do Pescado, Altemir Gregolin. “A orientação ao setor produtivo é de promoções, de pescados com preços menores para estimular o consumo”, enfatiza Gregolin, que aborda também a consolidação da tilápia e a entrada, no mercado de pescados, de novas empresas e cooperativas. A Semana do Pescado vai de primeiro a 15 de setembro.

A Semana do Pescado vai de 1 a 15 de setembro e visa estimular o consumo do alimento

Também neste dia 30, o Panorama Agrícola traz informações sobre o concurso, na Grande Florianópolis, de arte e foto do Caminho da Mata Atlântica, com Marta Elizabeth Correia, do programa Desenvolvimento e Sustentabilidade Ambiental (DSA) da Epagri. As inscrições, para alunos de quinto ano e professores, vão até o dia 15 de outubro.

Na terça 31, o programa de rádio apresenta o Selo Arte para produtos de origem animal. Aziz Abou Hatem, coordenador regional de Gestão de Negócios e Mercados da Epagri em Lages, explica o que é e como conseguir o Selo Arte e qual o papel de Epagri e Cidasc nesse processo de qualificação de um alimento.

A Semana do Pescado é destaque também na quarta-feira, dia primeiro de setembro. Chefe da divisão de Aquicultura e Pesca da superintendência do Ministério da Agricultura em Santa Catarina, José Henrique Francisco dos Santos traça um diagnóstico da pesca no Estado e comenta sobre o consumo de peixe no Brasil. O Panorama Agrícola também entrevistou Rodrigo Silveira, diretor-executivo de Pesca no município de Itajaí. A Semana do Pescado vai de primeiro a 15 de setembro, com o objetivo de aumentar o consumo do peixe no país e com promoções e inúmeras ações para divulgar o pescado.

A importância da bracatinga para a apicultura catarinense e a qualidade reconhecida de queijos artesanais no Estado estão entre as atrações no programa na quinta-feira.

Na sexta, dia 3 de setembro, acompanhe o quadro Além da Salada, e surpreenda-se com a acelga, com a extensionista Daniela Nunes. E ouça como está o cultivo de macroalgas no Ribeirão da Ilha, com o pesquisador Alex Alves dos Santos.

Ouça no Sound Cloud e no Spotify.