Dia de campo aborda manejo da irrigação na cultura do alho

  • Categoria do post:Mídia

“Manejo da irrigação na cultura do alho: quando e quanto irrigar?” Esse foi o tema de um dia de campo realizado pela Epagri no dia 10 de agosto, na comunidade do Tabuleiro, interior de Curitibanos, no Meio Oeste Catarinense. Participaram do evento mais de 50 pessoas, entre agricultores e técnicos.

Agricultores receberam informações de quando e quanto irrigar a lavoura de alho

O pesquisador da Estação Experimental da Epagri em Caçador, Anderson Luiz Feltrim, explicou quais equipamentos são necessários para se fazer o manejo da irrigação (tensiômetros, tensímetro e manômetro) e como utilizá-los para determinação da umidade do solo. Segundo Feltrim, através das leituras dos aparelhos, o agricultor consegue definir o momento ideal para irrigar e a consulta de dados climáticos no Agroconnect da Epagri/Ciram, o produtor determina a lâmina d’água ser aplicada na lavoura, ou seja, a quantidade necessária.

“O dimensionamento correto e o manejo do sistema de irrigação são ferramentas importantes para o agricultor reduzir custos, fazer um uso mais racional da água e aumentar a produtividade da sua lavoura, principalmente em épocas de escassez de água”, afirma o pesquisador.

Um sistema de irrigação por aspersão também foi demonstrado no evento

No dia também foi determinada a uniformidade de um sistema de irrigação por aspersão instalado em uma lavoura comercial. Esse índice serve como fator de correção para o agricultor usar durante as irrigações da lavoura durante o ciclo da cultura.

Conheça no vídeo a seguir o trabalho da pesquisa para garantir sementes de alho livres de vírus e diminuir os custos de produção.