Epagri oferece curso on-line sobre cultivo de arroz irrigado

  • Categoria do post:Mídia

Com programação on-line e gratuita, a Epagri promove uma Capacitação Técnica em Arroz Irrigado dividida em cinco etapas ao longo dos meses de agosto e setembro. A primeira transmissão, sobre manejo de percevejos, cigarrinha e caramujos, foi realizada no dia 10 de agosto e está disponível no Canal de Capacitações da Epagri no YouTube. As próximas etapas estão marcadas para os dias 17, 24 e 31 de agosto e 14 de setembro, sempre às 19h30. Para participar, basta acessar o canal da empresa do Governo de SC nos horários marcados.

Conhecimento apresentado no curso da Epagri proporciona aumento de produtividade nas lavouras de arroz irrigado

Os temas do curso foram definidos pelos técnicos da Epagri que trabalham com rizicultores de diferentes regiões catarinenses. Nas próximas etapas, estão programadas transmissões sobre manejo de plantas daninhas, uso de corretivos do solo, fertilidade do solo e inovações no manejo de doenças do arroz irrigado. Os instrutores são todos profissionais da Epagri/Estação Experimental de Itajaí, que é referência nacional em pesquisa e tecnologias para o cultivo do arroz irrigado.

“Com essa capacitação, a Epagri oportuniza acesso a novos conhecimentos que, quando aplicados nas lavouras de arroz irrigado, proporcionam aumento de produtividade e, consequentemente, da renda das famílias que trabalham com essa cultura”, destaca Donato Lucietti, coordenador estadual do programa de grãos da Epagri.

Na primeira etapa, o pesquisador da Epagri Eduardo Hickel falou sobre manejo de percevejos, cigarrinhas e caramujos

Técnicos e agricultores

A capacitação, realizada anualmente pela Epagri, é voltada principalmente para técnicos e agricultores. “Ela sempre foi realizada presencialmente na Estação Experimental de Itajaí, com alta demanda pelas vagas. Por conta da pandemia, estamos realizando de forma on-line, o que também é uma oportunidade para que um público maior seja beneficiado com esse conhecimento”, explica Donato.

Confira abaixo a programação e os links para participar de cada etapa:

ETAPA 1 – 10 de agosto, às 19h30 – Manejo de percevejos, cigarrinha e caramujos no cultivo de arroz irrigado

ETAPA 2 – 17 de agosto, às 19h30 – Desafios no manejo de plantas daninhas no cultivo de arroz irrigado

ETAPA 3 – 24 de agosto, às 19h30 – Uso de corretivos do solo para arroz irrigado

ETAPA 4 – 31 de agosto, às 19h30 – Manejo de nitrogênio, fósforo e potássio no cultivo de arroz irrigado

ETAPA 5 – 14 de setembro, às 19h30 – Inovações no manejo de doenças do arroz irrigado

Inscreva-se no Canal de Capacitações da Epagri no YouTube para ficar por dentro dos cursos.

Mais informações: Donato Lucietti, coordenador do programa de grãos da Epagri: donato@epagri.sc.gov.br ou (48) 3403 1195.

Assista abaixo à primeira etapa da capacitação, sobre manejo de percevejos, cigarrinha e caramujos no cultivo de arroz irrigado: