Epagri oferece capacitações on-line e gratuitas em resiliência hídrica

O governo do Estado está empenhado em apoiar a resiliência hídrica no meio rural catarinense. No dia 14 de julho foram lançados dois programas de financiamento que vão permitir a construção de soluções duradouras relacionadas à água no meio rural, contornando assim o histórico problema da estiagem, que periodicamente atinge importantes regiões agrícolas do Estado.

Captação de água da chuva é uma das práticas recomendadas pela Epagri (foto: Aires Mariga /Epagri)

Ainda em 2021 o governo vai disponibilizar R$70 milhões aos agricultores por meio dos dois programas. Até 2023 o investimento vai chegar a R$300 milhões. Para apoiar o agricultor a acessar essa verba, a Epagri preparou uma série de capacitações on-line onde apresenta informações sobre manejos e tecnologias que podem ser implantadas nas propriedades rurais para preservação de água. Para acessar os programas o agricultor deve procurar o escritório da Epagri em seu município.

Programas

O Investe AGRO SC – Água para o Campo apoiará financiamentos de até R$150 mil por família agricultora. O valor deve ser investido em sistemas de captação, armazenamento, tratamento e distribuição de água para utilização na propriedade, como proteção de fontes, filtragem e bombeamento de água, entre outros. O pagamento se dará em até 8 anos e o programa paga até 3% dos juros ao ano em parcela única. Podem acessar os produtores rurais com mais de 50% da renda vindos da agricultura.

No Programa Prosolo e Água SC – Cultivando Água e Protegendo o Solo, os agricultores enquadráveis no Pronaf poderão acessar até R$130 mil. O prazo para pagamento é de até 5 anos, em quatro parcelas anuais, sem juros, já que o ano inicial é de carência. O Programa paga 50% do investimento para beneficiários que saldarem as parcelas em dia. Como condição, os agricultores terão que implantar práticas de manejo do solo e da água, com aplicação mínima de 20% dos recursos para recuperação ou isolamento de mata ciliar, isolamento ou proteção de nascente ou ainda terraceamento. Com a verba, poderão adquirir ou alugar equipamentos, contratar serviços, comprar mudas e realizar outras ações específicas.

Capacitações

Os cursos acontecem no canal de capacitações on-line da Epagri no YouTube. A primeira etapa, realizada no dia 6 de agosto, tratou do tema reservação de água na propriedade rural, abordado pelo extensionista Donato Lucietti (veja vídeo no final desta matéria). A próxima etapa acontece nesta sexta-feira, 13.

Confira as próximas etapas da capacitação em resiliência hídrica. Para participar é só clicar nos links baixo nos dias e horas estabelecidos. As aulas acontecem sempre nas sextas-feiras, entre 14h e 15:30h. Os cursos acontecem ao vivo e depois ficam disponíveis no canal. Mais informações pelo e-mail derp@epagri.sc.gov.br.

13 de agosto – Irrigação: uso e manejo. Ministrante: Charles Seidel, extensionista da Gerência Regional da Epagri em Videira. Acompanhe aqui.

20 de agosto – Sistemas de captação e armazenamento de água: cisternas. Ministrantes: Álvaro José Back, pesquisador da Estação Experimental da Epagri em Urussanga, e Eduardo Briese Neujahr, extensionista da Gerência Regional da Epagri em Campos Novos. Acompanhe aqui.

27 de agosto – Práticas que aumentam a retenção de água no solo: terraceamento. Ministrante: Marcelo Henrique Bassani, extensionista da Gerência Regional da Epagri em Xanxerê. Acompanhe aqui.

3 de setembro – Tecnologias sociais de baixo custo: proteção de nascente, poços e filtro lento. Ministrante: Suselei Brunato Weber, extensionista da Gerência Regional da Epagri em Tubarão. Acompanhe aqui.

10 de setembro – Tema: Construção de viveiros e reservatórios de água para múltiplos usos. Ministrante: Everton Gesser Della Giustina, extensionista, coordenador do Programa Agricultura e Pesca da Epagri. Acompanhe aqui.

Informações para a imprensa
Gisele Dias, jornalista
(48) 3665-5147 / 99989-2992

Confira a primeira etapa do curso, com o tema reservação de água na propriedade rural, abordado pelo extensionista Donato Lucietti: