Epagri apresenta programas de resiliência hídrica para cooperativas e associações de irrigantes do Sul de SC

  • Categoria do post:Mídia

A Epagri reuniu 33 lideranças do setor da irrigação do Sul Catarinense para apresentar as boas práticas de uso racional e gestão da água na lavoura do arroz e o Programa Catarinense de Conservação, Recuperação e Manejo do Solo e Água, política pública de resiliência hídrica da Secretaria de Estado da Agricultura. O evento foi no dia 20 de julho, no Centro de Treinamento de Araranguá.

Participaram da reunião 33 lideranças do setor da irrigação, além de técnicos da Epagri

A região Sul de Santa Catarina demanda por volumes expressivos de água, já que conta com 67% da área de arroz irrigado do Estado. Segundo o coordenador estadual do Programa Grãos da Epagri, Donato Lucietti, muitas propriedades com baixa disponibilidade hídrica têm a produtividade das lavouras seriamente afetadas e investimentos em reservação de água possibilitam maior segurança ao produtor. “A reservação de água na propriedade é uma prática de sustentabilidade ambiental e econômica. Torna a atividade socioeconômica mais resiliente e segura”, afirma..   

Participaram  da reunião representantes de 25 organizações de 11 municípios do Sul catarinense, além de técnicos da Epagri. Para o presidente da Associação Catarinense de Irrigação e Drenagem (ACID), Sérgio Marini, a receptividade das associações foi muito positiva. Ele estima que a representatividade do setor no evento chegou a 55% da demanda de irrigação no Sul do Estado.  “Devido aos cuidados com a pandemia, solicitamos aos dirigentes que limitassem a participação. A Epagri está de parabéns pelo apoio às organizações”, diz.

Segundo o gerente regional da Epagri, Edson Borba Teixeira, o Sul de SC possui como ponto forte a organização dos produtores em cooperativas e associações. “Precisamos aproveitar esse capital social para mobilizar os produtores e lideranças em ações efetivas que promovam a melhoria na disponibilidade e qualidade da água e a conservação do solo, sempre utilizarndoda melhor maneira os programas de apoio disponibilizados pelo Governo do Estado”, salienta. O responsável pelo projeto Grãos na região, Douglas George de Oliveira, destaca que as práticas preconizadas pela Epagri são utilizadas no Centro de Treinamento de Araranguá, onde os produtores podem ver os resultados e comprovar a eficiência

A seguir, confira a reportagem de nossa equipe de TV em que mostra como o jovem produtor de arroz Marcos Augusto Mondardo Dal Molin, de Nova Veneza, investe em armazenamento de água e tem safras garantidas.