Curso aborda as mais recentes tecnologias e pesquisas científicas destinadas à produção de arroz irrigado

  • Categoria do post:Mídia

De 27 a 29 de julho, a Epagri promoveu um curso presencial para produtores de arroz no Centro de Treinamento da Epagri em Araranguá, unidade destinada ao desenvolvimento da rizicultura em todo o sul de Santa Catarina. Na capacitação, os produtores tiveram acesso às mais recentes tecnologias e pesquisas científicas destinadas à produção de arroz, com foco no aumento da rentabilidade e produtividade e emprego de práticas de proteção do ambiente e aumento da sustentabilidade da cultura.

Os produtores fizeram visitas à lavoura experimental do Cetrar, onde as práticas ensinadas são aplicadas, enriquecendo assim o aprendizado

Os produtores fizeram visitas à lavoura experimental, onde as práticas ensinadas são aplicadas, enriquecendo assim o aprendizado.  “Os desafios da produção de arroz fazem com que cada vez mais os produtores aumentem o nível de eficiência produtiva, racionalizando o uso de insumos, otimizando a produtividade com sustentabilidade. Temas como a gestão da água na lavoura, os custos de produção, o mercado de preços e as tecnologias de produção devem ser conhecimentos sempre atualizados pelos rizicultores, acompanhando os avanços tecnológicos da agricultura moderna”, pondera o engenheiro-agrônomo da Epagri, Douglas George de Oliveira, especialista em arroz irrigado e coordenador do curso.

Para o produtor Guilherme Sasso, do município de Meleiro, “o curso foi uma oportunidade de melhorar os conhecimentos trazendo as tecnologias para as nossas propriedades e melhorando ainda mais a nossa produção. O aprendizado é constante e a gente confia na grande experiência da Epagri com a produção de arroz para nos aperfeiçoar”.