Acesso ao Programa Kit Solo Saudável cresce mais de 200% em Saudades

  • Categoria do post:Mídia

Em 2021, 53 agricultores de Saudades, no Oeste Catarinense, acessaram o programa Kit Solo Saudável para cultivo no outono/inverno, mais que o dobro de 2020, que foi de 20 produtores. O objetivo dessa política pública é facilitar o acesso dos agricultores catarinenses a sementes de plantas de cobertura, colaborando para melhorar a qualidade do solo e a produtividade das culturas agrícolas. O programa também busca motivar as cooperativas e empresas agropecuárias a oferecer maior variedade dessas sementes para que mais agricultores tenham acesso.

No ano de 2020 a política pública atendeu 20 agricultores de Saudades; já em 2021 esse número passou para 53 produtores

Para conferir os resultados dessa iniciativa no município, na tarde do dia 27 de julho o secretário adjunto de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural, Ricardo Mioto Ternus, e o secretário Municipal da Agricultura Darci Pedro Thome visitaram duas propriedades que foram beneficiadas com apoio do programa. Eles foram acompanhados pelo gerente da região da Epagri de Palmitos, Mírcon Frühauf, e dos extensionistas rurais em Saudades, Altair Gralow e Sidinei Wolnei Weirich.

Segundo Altair, ao ter acesso às sementes, os agricultores conseguem produzir palhada, proteger o solo, reciclar nutrientes, incrementar os teores de matéria orgânica, impedir o desenvolvimento de plantas daninhas e manter a umidade do solo. “Esses benefícios permitem ampliar a produtividade dos cultivos de milho e de soja que são realizados após o manejo das plantas de cobertura”, explica o extensionista.

Na propriedade do agricultor Narciso Mosmann, que implantou um mix de plantas de cobertura composto por aveia preta, aveia branca, nabo forrageiro pivotante, nabo tuberoso e centeio, foi possível verificar o desenvolvimento das plantas consociadas. O produtor relatou que fez semeadura em linha, utilizando 48 kg do mix de sementes em 9 hectares, além de ter cultivado mais 15 hectares com plantas de cobertura utilizando recursos próprios. Narciso já havia utilizado o mix de sementes há cinco anos, mas deixara de usar devido ao custo. “Agora, com o incentivo do programa, novamente ficou viável fazer uso desse produto, que é mais completo quando comparado a apenas o nabo forrageiro que havia implantado nos anos anteriores”, diz ele.

Para ter acesso ao kit, o agricultor deve procurar a Epagri de seu município

Já na propriedade de Arlindo Both foi verificado o cultivo de nabo forrageiro. Ele comentou que realizou a semeadora a lanço antes da colheita da soja safrinha e utilizou 11 kg de sementes por hectare. Com o recurso do programa, conseguiu implantar a cultura em 37 hectares, que serão manejados nos próximos dias para receber a cultura do milho.  Segundo o agricultor, o seu pai já cultivava nabo no inverno para a florada servir de fonte de alimento para as abelhas. Ele vem mantendo essa tradição ao acessar o programa Kit Solo Saudável.

A sugestão dos extensionistas da Epagri em Saudades é que os agricultores utilizem ao menos uma mistura de aveia e nabo forrageiro, e quando possível, ampliem esse consórcio com centeio, ervilha forrageira e ervilhaca, que geralmente são adquiridos em mix de sementes já misturadas nas proporções adequadas para cada objetivo de cobertura de solo e das necessidades da cultura sucessora. “O ponto ideal de manejo dessas plantas de cobertura é na fase de pleno florescimento, visando ao equilíbrio entre a disponibilização de nutrientes a partir da decomposição, mas também manter os resíduos da palhada por mais tempo para a proteção do solo,”, explica Sidinei.  O extensionista sugere, sempre que possível, realizar o cultivo no verde, lançando mão de técnicas de acamamento e plantio na sequência, utilizando equipamentos como o rolo-faca, tornando mais econômica e viável a prática de cobertura do solo com palhada.

Kit Solo Saudável

Os kits são compostos por sementes de, ao menos, duas espécies ou cultivares de plantas para adubação verde, além de insumos para a melhoria do solo

Para ter acesso ao kit, o agricultor deve procurar a Epagri de seu município. Os técnicos da Empresa orientam sobre o acesso ao programa e elaboram um projeto para aquisição de sementes e de insumos, de acordo com as necessidades da propriedade e a disponibilidade da região. Os kits são compostos por sementes de, ao menos, duas espécies ou cultivares de plantas para adubação verde, além de insumos para a melhoria do solo. Os técnicos da Epagri assessoram e acompanham os agricultores que adquirem o kit.

O valor do kit é de até R$ 2 mil, que pode ser dividido em duas cotas de R$1 mil, para sementes de verão e sementes de inverno. O produtor tem dois anos para pagar, sem juros, com parcelas anuais. Se o pagamento for único, o beneficiário recebe desconto de 60% sobre o valor da segunda parcela.

A Epagri é a única responsável pelo cadastramento dos produtores no programa e pela emissão da Autorização de Retirada (AR), documento que permite ao beneficiário retirar o kit de produtos junto às cooperativas ou empresas credenciadas. Em 2020, o período para participar do programa Kit Solo Saudável vai até o dia 20 de novembro.  

Em Saudades, no ano de 2020 essa política pública atendeu 20 agricultores, que utilizaram 36 cotas. Já em 2021 esse número passou para 53 agricultores que adquiriram sementes para cobertura de mais de 400 hectares. “Com a ampliação da divulgação do programa e os resultados positivos obtidos pelos agricultores que estão utilizando o cultivo de plantas de cobertura do solo, a expectativa é que a demanda aumente ainda mais em 2022”, afirma o gerente da região da Epagri de Palmitos, Mírcon Frühauf.