Campanha recolhe materiais recicláveis e distribui mudas nas escolas em Descanso

Uma campanha de preservação ambiental realizada em Descanso, no Extremo Oeste de Santa Catarina, recolheu 250 metros cúbicos de materiais recicláveis nas propriedades rurais do município. A coleta, realizada com o objetivo de evitar o acúmulo de lixo nas comunidades do interior, atendeu 30 localidades e somou nove cargas de materiais como lonas, arames, bolsas, ferros, latões e embalagens plásticas. A campanha é uma iniciativa da prefeitura, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, e da Epagri, que já programaram uma nova coleta de materiais para novembro. Ainda neste ano, também serão coletados vidros e lixo eletrônico no município.

Estudantes da rede municipal de Descanso receberam mudas para plantar

Entrega de mudas

Na Semana do Meio Ambiente, a prefeitura e a Epagri também entregaram mudas de plantas para os alunos da rede municipal de ensino, fortalecendo a formação da consciência das crianças em relação ao cuidado com a natureza e o meio ambiente.

“Recebemos muitos feedbacks positivos de pais e professores em relação à entrega, que relataram que os alunos adoraram e muitos chegaram em casa e já plantaram a muda. Ficamos muito felizes por alcançar o nosso objetivo, de mostrar às nossas crianças que pequenas ações, como plantar e cuidar de uma muda, podem fazer a diferença no meio ambiente”, conta o secretário Robson Zappani.

A extensionista social Flavia Maria de Oliveira, da Epagri de Descanso, diz que, nas ações ambientais, é necessário unir esforços. “Precisamos pensar na preservação da água e do solo, na preservação da agrobiodiversidade, promovendo um desenvolvimento territorial socialmente diverso, economicamente viável e ambientalmente responsável”, destaca.