Epagri capacita apicultores de Guarujá do Sul e Princesa

  • Categoria do post:Epagri

O manejo necessário para preparar as colmeias para o inverno foi tema de uma capacitação técnica realizada pela Epagri com apicultores de Guarujá do Sul e Princesa, no Extremo Oeste Catarinense. O encontro, realizado no fim de maio, foi a primeira de três etapas de um plano de capacitação que abrange os principais temas relacionados ao bom desenvolvimento da apicultura.

“Por se tratar de apicultores iniciantes, é importante fornecer informações básicas para que eles possam desenvolver as habilidades com a atividade, focando naquilo que é fundamental para melhorar o desempenho das abelhas o ano todo”, explica Leandro Nestor Hübner, extensionista da Epagri de Princesa.

Manter os enxames fortalecidos é fundamental para alcançar boas produtividades (Foto: André Sezerino/Epagri)

No encontro, o instrutor Neimar Gutbier, da Epagri de Maravilha, falou sobre manejo alimentar das colmeias, padronização das caixas, conforto térmico para os enxames, troca de cera, junção de enxames fracos e introdução ao manejo sanitário. “Essas práticas fazem parte de um conjunto de ações que o apicultor deve seguir o ano todo, para que, em épocas adequadas, os enxames estejam fortalecidos e possam aproveitar as boas floradas para garantir grandes produtividades”, destacou.

O grupo, formado por apicultores iniciantes, participará de mais duas etapas de capacitação até o fim do ano

Leonir Dilly, extensionista da Epagri de Guarujá do Sul, conta que as próximas etapas de capacitação desse grupo estão marcadas para agosto e novembro. “Vamos focar em outros aspectos da produção, como manejos de primavera/verão, multiplicação e seleção de enxames, colheita e armazenagem do mel, além de legislação para a atividade”, enumera.

Os participantes ficaram satisfeitos com o aprendizado. “Como estamos começando com a apicultura, o curso nos dá uma direção de como fazer que ela seja eficiente. A padronização das caixas e o manejo alimentar são importantes para que a atividade seja mais fácil e rentável”, diz o apicultor Marcelo José Becker.