Epagri realiza curso sobre turismo náutico em Balneário Barra do Sul

Proprietários de embarcações de pesca esportiva, amadora e de passeio participaram de um curso sobre turismo náutico realizado pela Epagri em Balneário Barra do Sul. O evento, organizado para atender a uma demanda desse público, reuniu 26 participantes na Câmara de Vereadores do município no dia 23 de junho.

A programação concentrou uma série de assuntos técnicos: Michele Castilho, da Associação Náutica Acatmar, palestrou sobre o tema “Turismo náutico, um mar de possibilidades”. Na sequência, Sérgio Winckler da Costa, gerente de Pesca e Aquicultura na Secretaria de Estado da Agricultura, apresentou as políticas públicas estaduais e ouviu as demandas do setor. Normas e procedimentos de vistoria e legalização de embarcações foram o tema apresentado pela Capitania dos Portos da Marinha do Brasil.

Evento reuniu proprietários de embarcações de pesca esportiva, amadora e de passeio (Foto: Rafael Inhof)

José Henrique dos Santos, chefe da Divisão de Aquicultura e Pesca da Superintendência Federal de Agricultura do Estado, apresentou ao grupo questões sobre ordenamento pesqueiro e políticas do Governo Federal. Representantes da Epagri/Ciram falaram sobre previsão do tempo e os serviços de monitoramento costeiro realizados pela Epagri.

O evento também contou com a participação, de forma remota, do Secretário Nacional de Aquicultura e Pesca, Jorge Seif Júnior, demonstrando total apoio ao setor. “A pesca esportiva traz consigo muitas oportunidades: turismo náutico, hotéis, gastronomia, piloteiros, mergulho contemplativo, famílias, transporte, logística, enfim, é uma atividade que gera muita economia, gera oportunidades, empregos e riqueza para a cidade. Parabéns pelo evento; a Epagri é uma grande parceira”, disse.

Curso tratou sobre temas técnicos como políticas públicas, legalização de embarcações, ordenamento pesqueiro e monitoramento costeiro

Como resultado do encontro, um documento com os apontamentos levantados pelo grupo será elaborado e enviado a vários setores e entidades, solicitando políticas públicas específicas para o setor, melhorias de alguns serviços da área e parcerias. “Ficou claro para os participantes que o grupo está muito bem organizado, cumprindo as exigências legais do setor e atuando de forma profissional. Certamente, colherá muitos bons frutos em curto, médio e longo prazos”, destaca José Eduardo Calcinoni, extensionista da Epagri em Balneário Barra do Sul.

O curso foi organizado pela Epagri do município com apoio da Associação do Segmento do Turismo Náutico – pesca esportiva, amadora e de passeio, da Prefeitura de Balneário Barra do Sul, da Câmara de Vereadores e do Sicoob.

Mais informações: José Eduardo Calcinoni, extensionista da Epagri em Balneário Barra do Sul – (47) 3481 2498, calcinoni@epagri.sc.gov.br.