Feira Virtual do Mel alcança nove mil pessoas no país

  • Categoria do post:Mídia

A 2ª Feira Virtual do Mel de Santa Catarina encerrou no dia 30 de junho e alcançou em torno de nove mil pessoas em todo país. A ação conjunta da Federação das Associações de Apicultores e Meliponicultores de Santa Catarina (Faasc), Epagri e Sebrae/SC, realizada durante o mês de junho, colocou 27 produtores e empresas em contato com consumidores do Brasil. “A feira foi positiva por inserir os pequenos produtores nesse novo modelo de mercado virtual e levar o mel catarinense a todo país”, comemora o presidente da Faasc e extensionista da Epagri, Ivanir Cella.

Evento teve participação de 27 produtores (Foto: Cristina Gallo / Faasc)

Esta é a segunda edição no formato virtual, por conta da pandemia. Até 2019, a feira era realizada no centro de Florianópolis. O formato on-line possibilitou expandir os negócios para todo país e, por isso, participantes e organização decidiram manter os dois formatos, mesmo quando a feira voltar a ser presencial. Além disso o site http://www.faasc.com.br/meldesantacatarina/ fica no ar durante todo o ano para venda dos produtos (porém sem o mel tabelado), o que possibilita vários negócios fora do período da feira. “Em janeiro, fevereiro e março já tinha gente comprando mel, o que fez com que a venda fosse distribuída a longo do ano, ao invés de somente no mês da feira”, explicou Cella.

Benefícios da feira virtual:

– Fornecedores de produtos das abelhas inseridos nos mercados estadual e nacional;
– Facilidade de participação dos pequenos produtores que têm seus produtos regularizados;
– Reconhecimento dos produtos das abelhas de SC por diversas regiões do Estado e de fora dele durante a realização da feira; 
– Contatos comerciais que permanecem mesmo após a feira;
– Conscientização sobre a importância das abelhas na preservação do meio ambiente e produção de alimentos. 

Durante a feira foram comercializadas balas, bolacha de mel, bolo de mel, cera de abelha, extrato de própolis, favo de mel, mel com certificação orgânica, mel composto, mel de diversas floradas, mel de melato com certificação orgânica, mel de melato de bracatinga, pão de mel, pólen e pólen orgânico. Também durante a feira foram disponibilizados, para download na plataforma, cursos, informativos e três livros com receitas doces e salgadas à base de mel. 

Apicultura em SC

São cerca de 17 mil estabelecimentos agropecuários com apicultura no Estado e 300 mil colmeias, de acordo com censo agropecuário do IBGE em 2017. A apicultura é uma ótima oportunidade de renda para a agricultura familiar, pois é possível conciliar com outras atividades. Santa Catarina tem boas as condições climáticas, abundância e variedades de flora apícola.

Produtividade

Santa Catarina fica entre o terceiro ou quarto maior produtor de mel do Brasil, mas os destaques são a qualidade e a produtividade. O mel catarinense já foi classificado seis vezes entre os melhores do mundo pelo Congresso Apimondia. Em termos de produtividade, Santa Catarina produz 68kg por quilômetro quadrado de mel ao ano, número muito superior à média nacional, de 5kg. “A tecnologia e o acompanhamento técnico promovidos pela Epagri são fatores fundamentais nesse resultado e também ajudam a impulsionar a produtividade”, explicou o chefe da Divisão de Estudos Apícolas da Epagri, Rodrigo Durieux.

Na safra 2020/21 Santa Catarina produziu 6,5 mil toneladas de mel, volume dentro da média estadual. No período a agrícola anterior, a produção ficou em torno de 8 toneladas, incrementada pela produção de mel de melato de bracatinga, que acontece apenas em anos pares. Em 2021 algumas regiões do Estado não produziram praticamente nada de mel, devido à estiagem ou excesso de chuva, outras regiões tiveram produção acima da média.

O maior impacto econômico da apicultura catarinense está no trabalho de polinização das abelhas para produção da maçã, pera, ameixa e outras culturas. De acordo o levantamento mais recente feito pela FAASC, em 2014 foram alugadas em Santa Catarina aproximadamente 45 mil colmeias para polinização em pomares de macieira. A apicultura também envolve a produção de própolis, pólen, geleia real e apitoxina, produtos que servem de matéria-prima para as indústrias farmacêutica, alimentícia e cosmética.

Biodiversidade

As abelhas são responsáveis pela polinização de aproximadamente 73% das plantas no mundo. Nesse “serviço” destacam-se as abelhas nativas sem ferrão. A meliponicultura – criação racional de abelhas sem ferrão – vem se popularizando na agricultura familiar catarinense.

Num levantamento feito pela Faasc e Epagri em 2019, aproximadamente seis mil famílias rurais de Santa Catarina tinham na meliponicultura uma fonte de renda complementar. As meliponas produzem cera, própolis e mel com propriedades medicinais e cosméticas surpreendentes. A maior parte da produção fica nas propriedades, para consumo das famílias rurais. Contudo, a multiplicação racional e venda das colônias vem se tornando alternativa de renda no campo.

As abelhas sem ferrão são dóceis, não costumam atacar pessoas, o que permite sua criação também nos meios urbano e periurbanos. Muitos meliponicultores praticam a atividade com o objetivo de preservação e multiplicação das espécies, visando o restabelecimento das populações, o que também auxilia no equilíbrio dos ecossistemas.

Ações da Epagri em destaque na pandemia em 2020 e 2021

– Feira virtual do Mel de SC, teve início em 2020 e está se repetindo devido ao sucesso.
– Jornada Técnica Virtual, a primeira realizada em 2020 e se repetindo devido ao sucesso: em 2020 foram mais de 30 palestras e oficinas, cerca de 1,5 mil participações ao vivo e mais de 17 mil visualizações das transmissões, que estão gravadas e disponíveis no canal de capacitações on-line da Epagri
2ª Jornada técnica: em 2021 está sendo realizada em 4 etapas, 2 já foram realizadas (eventos gravados).
– Políticas públicas para apicultura e meliponicultura, mesmo em tempos de pandemia com ótimos resultados.
-Trabalho em parceria para o fortalecimento do associativismo 

Atuação da Epagri em apicultura e meliponicultura em 2020:

9.022 atendimentos

4.647 ações

Programa de rainhas

4260 rainhas em 2020

Kit apicultura

382 kits apicultura em 2020

Cristina Gallo (48) 99188-5427
Assessoria de imprensa FAASC