Rádio da Epagri divulga estimativas das safras de trigo, cebola e alho

  • Categoria do post:Mídia

O Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola da Epagri (Epagri/Cepa) está divulgando estimativas iniciais para as culturas de inverno em Santa Catarina. Safras de trigo, alho e cebola devem ser boas neste inverno, na avaliação dos analistas João Rogério Alves e Jurandi Gugel. No quadro Mercado Agrícola do programa de rádio Panorama Agrícola, Jurandi Gugel faz uma análise da cebola e do alho, de como foi a última safra e de quais são as perspectivas para a próxima safra. Ele destaca que Santa Catarina é um estado competitivo nas duas culturas. “Temos tecnologia e somos competitivos na cebola e no alho, apesar do aumento nos custos de produção”, enfatiza.

Área plantada de trigo deve crescer 38% em Santa Catarina

Já a safra de trigo deve crescer 38% em área plantada. Bons preços e clima favorável, com pouca chuva e frio adequado, devem ajudar na colheita que deve ser 55% maior, de acordo com João Alves, que apresenta também dados da cevada e da aveia, hoje (21), a partir das 14h30min, em evento virtual da Estimativa da Safra de Inverno em Santa Catarina.

Vantagens do sistema silvipastoril estão no Panorama Agrícola de terça-feira, dia 22 de junho. O pesquisador Felipe Jochims explica como experimentos realizados no Centro de Pesquisa da Agricultura Familiar (CEPAF) em Chapecó melhoram o ambiente para os animais e refletem na produtividade da pecuária leiteira.

O vazio sanitário na cultura do maracujazeiro é realizado ao longo do mês de julho. O pesquisador Henrique Petry, da Estação Experimental de Urussanga, diz por que o vazio sanitário é necessário, quais os benefícios e como funciona a fiscalização, na entrevista desta quarta-feira.

Na quinta, dia 24, Alésia Lauschner, extensionista em Itapiranga, fala sobre os benefícios da bardana, na série Plantas Bioativas. Raízes, flores e folhas secas são aproveitadas.

Frutas cítricas como a laranja, a bergamota e o limão estão na série Frutas e Vegetais que o Panorama Agrícola apresenta nas sextas-feiras. Dessa vez, com Ivan Tormen, da extensão na Regional da Epagri em Chapecó.

Ouça e compartilhe a partir do Sound Cloud e do Spotify e em panoramaagricola.epagri.sc.gov.br

Ouça nosso programa nas plataformas digitais de podcast SoundCloud e Spotify . Ou, se preferir, baixe o aplicativo EpagriMob.