Epagri capacita agricultores de Campo Alegre em produção de sementes de milho VPA

  • Categoria do post:Mídia

A Epagri realizou uma reunião para orientar os agricultores de Campo Alegre, no Planalto Norte Catarinense, sobre seleção e produção de sementes de milho Variedade de Polinização Aberta (VPA). Resistentes à estiagem, com boa produtividade e excelente relação custo-benefício, essas variedades são ótimas opções para a agricultura familiar. A atividade foi realizada em maio na propriedade dos agricultores Paulo Lampert e Elena Castagna, na comunidade de Capinzal.

Os participantes aprenderam a selecionar as plantas e espigas na lavoura (Foto: Divulgação Epagri)

Mantendo os cuidados de distanciamento entre os participantes em função da Covid-19, a reunião foi realizada em um galpão da propriedade. Os participantes aprenderam sobre o desenvolvimento da planta de milho, a polinização na lavoura e os cuidados com a época de plantio da lavoura-semente para não ocorrer contaminação com pólen de outro cultivar. Também conheceram as características que devem ser observadas na seleção de plantas e espigas para garantir a preservação dessas qualidades nos próximos cultivos.

Na segunda parte da capacitação, o grupo foi a campo fazer a seleção das plantas e das espigas a serem colhidas na lavoura. De volta ao galpão, os participantes realizaram uma nova seleção das espigas, debulharam os grãos e tomaram os cuidados no armazenamento das sementes para preservar o vigor germinativo desses materiais.

Agricultura familiar

A Epagri, empresa do Governo de Santa Catarina, oferece para a agricultura familiar três variedades de milho de polinização aberta. Batizados de SCS154 Fortuna, SCS155 Catarina e SCS156 Colorado, esses cultivares tiveram 33,5t de sementes comercializadas em 2020. Características como rusticidade, tolerância a doenças e menor custo de sementes atraem os agricultores. Na safra 2020/21, mesmo com o impacto da estiagem no Estado, os milhos VPA da Epagri renderam uma média de 100 sacas/ha. Em anos com chuvas regulares e boas práticas de cultivo, eles podem chegar a 150 sacas/ha.

Milhos VPA da Epagri são mais rústicos, resistentes a estiagem e a doenças (Foto: Divulgação Epagri)

Incentivo ao milho VPA

Campo Alegre se destaca na produção de milho grão no Planalto Norte Catarinense. É o município da região com maior repasse no programa Troca-Troca de Sementes de Milho. De acordo com a Epagri e a Fecoagro, na safra 2020 foram repassadas 1.101 sacas de sementes a 229 famílias do município. “Esse número está bem acima da média de repasse de sementes nos demais municípios do Planalto Norte, que foi de 571 sacas. O desafio do município é aumentar o repasse de sementes de milho VPA, que ainda está abaixo da média da região”, explica o extensionista da Epagri Ildefonso Cardoso.

Mais informações: Ildefonso Cardoso, extensionista da Epagri de Campo Alegre – (47) 3647 0354.

Saiba mais sobre os milhos VPA da Epagri: