Epagri disponibiliza livro infantil sobre solos para livre download em português e em inglês

  • Categoria do post:Mídia

Interessados em trabalhar a temática solo com o público infantil tem à disposição o livro  “O Solo está Vivo” nas línguas portuguesa e inglesa, que pode ser baixado gratuitamente do site da Epagri, empresa do governo de Santa Catarina. A publicação é fruto da experiência multidisciplinar de técnicos do grupo Solo e Água da Epagri que apoiam iniciativas de escolas da rede pública de ensino com trabalhos em educação ambiental, tendo como tema gerador solo e água.

Ilustrações foram coloridas à mão com pigmentos extraídos de solos catarinenses

Segundo a pesquisadora Elisângela Benedet da Silva, que é uma das autoras do livro, o material serve de apoio pedagógico não só aos técnicos que trabalham com educação infantil, mas também aos pais, tios, avós e a todos aqueles que se sintam motivados pelo tema. “A obra propicia ao leitor compreender de forma lúdica os aspectos ambientais e antrópicos que envolvem a formação e a manutenção da biodiversidade do solo e sua importância para a manutenção da vida nos espaços rurais e urbanos”, diz a autora.

Como resultado de um esforço coletivo, o livro foi o sétimo colocado entre os dez finalistas do concurso “Children’s Book Contest on Soil Biodiversity” lançado em parceria entre a União Internacional de Ciência do Solo (IUSS), a FAO/ONU e a Aliança Global pelos Solos (GSP) para celebrar o Dia Mundial do Solo, em 5 de dezembro de 2020.

Além de Elisangela, a obra tem como autoria os também pesquisadores Argeu Vanz e Leandro do Prado Wildner, e os extensionistas Josiane de Souza Passos, Leonir Claudino Lanznaster, Liagreice Pereira de Medeiros Cardoso e Célio Haverroth. Todas as ilustrações foram elaboradas e coloridas à mão pelas extensionistas Kátia Marly Zimath de Mello e Ilaini Marli Maihack Brassiani, que usaram uma variedade de pigmentos extraídos de solos catarinenses, transformados em tinta denominada “cores da terra”.

A produção do livro envolveu outros técnicos da Epagri:  Lucia Morais Kinceler e Marcia Janice Freitas da Cunha Varaschin fizeram a revisão do texto em inglês e Laertes Rebelo revisou a versão em português.

Ficou interessado pela versão em português? Clique aqui.

Quer conhecer a obra na língua inglesa? Leia aqui.

Mais informações e entrevistas: Elisângela Benedet da Silva, pelo fone (48) 99119-1624

Informações para a imprensa
Gisele Dias, jornalista, pelo fone (48) 99989-2992