Livro sobre mutação induzida no melhoramento de plantas será lançado dia 16 de junho

  • Categoria do post:Mídia

O pesquisador Alexander de Andrade, da Estação Experimental da Epagri em Itajaí, é autor de capítulo de livro sobre mutação induzida no melhoramento genético de plantas, que será lançado em evento virtual na quarta-feira, dia 16 de junho, às 11h. A obra “Inducción a las mutaciones: estado del conocimiento en el mejoramiento de plantas en América Latina y el Caribe”, que por enquanto conta apenas com a versão em espanhol, é um apanhado do uso da mutação induzida no melhoramento de plantas por países da América Latina como Brasil, Colômbia, Cuba, Costa Rica, Equador, El Salvador, Guatemala, México, Paraguai e Peru.

A obra é um apanhado do uso da mutação induzida no melhoramento de plantas por países da América Latina

Segundo Alexander, cada capítulo traz experiências com o uso e a aplicação da mutação no melhoramento de plantas de cada país. O capítulo referente ao Brasil foi escrito por ele, que trabalha com mutação induzida desde 2009, e pelo professor da USP Augusto Tulmann Neto, que trabalha com mutação induzida há mais de 40 anos. No governo Carlos Moisés, o apoio à pesquisa agropecuária vem sendo incrementado, em busca de soluções que tornem o meio rural catarinense cada vez mais produtivo e sustentável.

“A Epagri trabalha com a colaboração da USP desde 1985. A técnica foi introduzida na Estação de Itajaí pelo pesquisador Takazy Ishiy. Vários trabalhos foram realizados desde então. No livro existe uma dedicatória ao amigo já falecido Takazy Ishy e a outros pesquisadores da Venezuela, Argentina, Peru, Chile e da Costa Rica”, diz Alexander.

Pesquisadores que atuam com mutação induzida: Akihiko (USP), Takazi (in memorian), Tulmann (USP), Alexander e Rubens Marschalek (ambos EEI/Epagri)

Mutação induzida

O pesquisador da Epagri explica que a mutação é um processo que ocorre naturalmente dentro de qualquer organismo vivo. “Toda variação que observamos no meio ambiente é derivada da mutação, ou seja, de um processo em que ocorrem alterações das bases que formam o DNA de cada ser vivo. Na pesquisa usamos esse processo no melhoramento das plantas para promover alterações com finalidades específicas”, explica.

Ele salienta que no melhoramento de plantas é utilizada mutação induzida, técnica em que, através do uso de agentes químicos ou físicos, são promovidas alterações no DNA do organismo ou na parte física dele, gerando uma nova variedade com característica específica como resistência a doenças, maior qualidade, entre outras.  “As alterações benéficas são selecionadas pelo melhoramento e levadas à frente no desenvolvimento de novas características.  Um exemplo é o formato do grão. Através de mutação induzida podemos promover alterações no genoma de determinada planta, como no caso do arroz, em que posso produzir um grão com formato ou cor diferente, como temos o arroz preto, vermelho, arbóreo. Essas plantas desenvolveram essa característica específica através de mutação”, explica o Alexander.

Esses assuntos estão retratados na obra. Os interessados podem adquiri-la por R$80,00 no site https://fontamara.com.mx/. O evento de lançamento é aberto ao público e pode ser acompanhado no site https://www.youtube.com/channel/UCylcIWmuIJ3c0yFvdRtRGyw

Serviço:

O que: lançamento do livro “Inducción a las mutaciones: estado del conocimiento en el mejoramiento de plantas en América Latina y el Caribe”

Quando: 16 de junho, às 11h

Onde: no link https://www.youtube.com/channel/UCylcIWmuIJ3c0yFvdRtRGyw

Vendas do livro a R$80,00 no site https://fontamara.com.mx/.

Mais informações e entrevistas:  Alexander de Andrade, pesquisador da Epagri e autor de capítulo do livro, pelo fone (47) 99901-4074.

Informações para a imprensa: Gisele Dias, jornalista, pelo fone(48) 9989-2992