Rádio da Epagri aborda pesquisas com arroz, batata-doce e videira

  • Categoria do post:Mídia

A mutação induzida para o melhoramento de plantas é um trabalho da pesquisa da Epagri que é referência em uma publicação da América Latina, a ser lançada nesta quarta-feira, dia 16 de junho. O pesquisador da Estação Experimental de Itajaí, Alexander de Andrade, assina o primeiro capítulo do livro Indução de mutações, estado do conhecimento no melhoramento de plantas na América Latina e Caribe. O artigo, em espanhol, é sobre fitomelhoramento do arroz no Brasil. Em entrevista ao Panorama Agrícola desta segunda-feira, o pesquisador explica o que é mutação e como a mutação induzida está sendo aplicada para o melhoramento genético do arroz. A obra, com artigos de pesquisadores de 10 países, enfatiza que o melhoramento genético é crucial para garantir a segurança alimentar global.

Também nesta segunda o programa de rádio da Epagri fala dos cinco projetos que o Conselho de Desenvolvimento Rural aprovou na semana passada para incentivar a produção de grãos, controlar e monitorar resíduos de agrotóxicos, melhorar a infraestrutura da pesca artesanal, fazer a gestão da maricultura e para a compra de equipamentos na agricultura familiar e pesca.

Na terça-feira, outra pesquisa da Epagri é destaque no rádio. A adubação mineral na cultura da batata-doce é um experimento da Estação de Ituporanga. O pesquisador Fábio Higashikawa explica que o uso correto do potássio aumenta a produtividade do tubérculo. No mesmo dia, confira informações sobre fôlder técnico Cultive frutas e colha saúde, publicação da Epagri para implantação de um pomar.

O gerente da Estação Experimental de Videira, André Luiz Kulkamp de Souza, é o entrevistado do Panorama Agrícola na quarta-feira, dia 16 de junho. Ele fala sobre os avanços das pesquisas com plantas resistentes e com qualidade enológica e de parcerias. No mesmo programa, descubra como ter segurança hídrica no campo ao investir no modelo Caxambu de proteção de nascentes.

A série Plantas Bioativas na quinta-feira aborda os benefícios e os cuidados necessários para quem precisa ou gosta do boldo brasileiro. As informações são da extensionista da Epagri em Itapiranga, Alésia Lauschner.

Na sexta-feira, dia 17, ouça como a Epagri desenvolve pesquisa e tecnologia para evitar a entrada e a disseminação da raça 4 Tropical do Mal do Panamá na bananicultura. Mauro Bonfim Júnior, pesquisador na Estação de Urussanga, detalha o trabalho que está sendo executado.

Também, no mesmo dia, na série sobre frutas e vegetais, conheça os benefícios da cenoura para uma alimentação saudável, com a extensionista Andressa Bee, de Caçador

Ouça nosso programa nas plataformas digitais de podcast SoundCloud e Spotify . Ou, se preferir, baixe o aplicativo EpagriMob.

Para reprodução gratuita em sua emissora de rádio, acesse panoramaagricola.epagri.sc.gov.br

.