Plano estratégico da maricultura é destaque no programa de rádio da Epagri

O plano estratégico para o desenvolvimento sustentável da maricultura em Santa Catarina é assunto do Panorama Agrícola dos dias 7 e 8 de junho. Os entrevistados enfatizam o potencial de crescimento do setor, tanto econômico como social, além da preservação ambiental.

Na segunda-feira, o presidente da Câmara Setorial da Maricultura, Leonardo Cabral Costa, fala também dos gargalos da maricultura e defende o associativismo para os produtores. Leonardo cultiva ostras e mariscos em Santo Antônio de Lisboa, Florianópolis, onde no dia 23 de junho a Epagri lança o plano estratégico até 2028, construído por parceiros e coordenado pelo Centro de Desenvolvimento em Aquicultura e Pesca (CEDAP) da Epagri e a secretaria de Agricultura, Pesca e Desenvolvimento Rural. O pesquisador Felipe Suplicy, que é secretário da Câmara, destaca, no Panorama Agrícola de terça-feira, o enfoque ecossistêmico dos diagnósticos e estratégias do planejamento e diz que ações são necessárias para aumentar a competitividade da maricultura.

O Panorama Agrícola de quarta-feira, dia 9 de junho, entrevista Onévio Zabot sobre um curso on-line que acontece no mesmo dia sobre palmeira juçara, processamento do palmito e do fruto. Zabot coordena, na região de Joinville, o projeto de recursos florestais. No mesmo dia, Eonir Malgaresi conta, de Caxambu do Sul, como fazer a construção de terraceamento.

Plantas bioativas – hortelã, com Alésia Lauschner, da Epagri em Itapiranga, é o destaque do programa de rádio na quinta-feira, dia 10, junto com diversificação de culturas em Leoberto Leal, com João Antônio Furtado e Silva.

Na sexta, dia 11, na série de frutas e vegetais, confira os cinco principais benefícios da cebola para a saúde, com Daniel Schmitt, da Epagri no Alto Vale do Itajaí.

Ouça nosso programa nas plataformas digitais de podcast SoundCloud e Spotify . Ou, se preferir, baixe o aplicativo EpagriMob.

Para reprodução gratuita em sua emissora de rádio, acesse panoramaagricola.epagri.sc.gov.br