Epagri/Ciram e Casan trabalham em parceria contra efeitos da estiagem em SC

  • Categoria do post:Mídia

O trabalho da Epagri/Ciram ajuda a Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) a planejar suas ações de forma mais eficiente durante a estiagem em Santa Catarina. Em março de 2020, a Casan procurou a Epagri para conhecer melhor as condições meteorológicas e hidrológicas pelas quais o Estado estava passando. O resultado foi uma parceria entre as instituições que segue até hoje.

(Foto: Divulgação/ Comitê de Bacia Hidrográfica de Chapecó)

Desde abril do ano passado, técnicos da Epagri/Ciram e equipes da Casan realizam videoconferências mensais para avaliar a situação de Santa Catarina em relação à previsão de chuva e situação dos rios. O meteorologista Clovis Correa fala sobre a distribuição de chuva para os meses seguintes e apresenta a previsão do tempo para os próximos 5, 10 e 15 dias. O pesquisador Guilherme Miranda apresenta as condições hidrológicas de Santa Catarina, mostrando o comportamento dos rios e o grau de criticidade da estiagem sobre esses mananciais.

“Essa parceria e integração tem sido muita rica e necessária às tomadas de decisões voltadas aos processos de mitigação e contingência dos efeitos da estiagem, nos Sistemas de Abastecimento de Água operados pela Casan, além de ser base para futuras contratações de serviços ou aquisições de equipamentos”, afirma o gerente de políticas operacionais da Casan, Guilherme Campos.

Para acompanhar mais informações sobre tempo, clima e monitoramento dos rios em Santa Catarina, acesse o site da Epagri/Ciram.