Estiagem em SC: agricultores de Rio Rufino constroem sistema coletivo de armazenamento e distribuição de água

Os moradores da comunidade de Fundo dos Medeiros, município de Rio Rufino, na Serra Catarinense, sentiram os efeitos da estiagem nas fontes individuais de fornecimento de água das propriedades rurais e conseguiram, por meio de parcerias, construir um sistema coletivo de armazenamento e distribuição de água, ligado a um poço artesiano. O sistema está em funcionamento desde dezembro de 2020 e beneficia 17 famílias.

Sistema é ligado a um poço artesiano e beneficia 17 famílias rurais

Por meio do projeto técnico elaborado pela Epagri, o grupo acessou R$ 30 mil da Secretaria da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural de SC, através do Fundo de Desenvolvimento Rural. O recurso foi usado para aquisição de materiais para a implantação da rede, que conta com mais de quatro mil metros de comprimento, e deverá ser pago pelos agricultores em até cinco anos em parcelas fixas e sem juros.

A Prefeitura, através do Consórcio Intermunicipal da Serra Catarinense (Cisama/Amures), aplicou o recurso de R$ 9 mil em rateio de despesas de manutenção e operação na perfuração de poços e mais R$ 3 mil no poço perfurado, que possui 174 metros de profundidade e vazão de 1.680 litros de água por hora.

Rede conta com mais de quatro mil metros de comprimento

A administração municipal também disponibilizou as máquinas necessárias à implementação da obra e materiais para a base e a caixa d’água para armazenamento de 20 mil litros, com o investimento em torno de R$ 45 mil para a efetivação da obra, além do apoio do Sistema Autônomo de Saneamento Básico Municipal (SASB).

A mão de obra para a instalação do sistema foi dos próprios moradores da comunidade, com acompanhamento da técnica local de Epagri Andréia Back e dos técnicos do SASB. “Esse projeto de sistema coletivo de distribuição de água iniciou com o objetivo de mitigar as consequências da estiagem, dando ênfase na gestão e no uso racional desse recurso no meio rural, proporcionando a distribuição de água potável aos moradores da comunidade para o consumo humano. Também terá impacto nas atividades produtivas da comunidade, como a dessedentação dos animais, o uso da água para atividade leiteria e o descascamento do vime”, ressalta Andréia.