Famílias de Bandeirante recebem Kit Apicultura

  • Categoria do post:Mídia

A Epagri de Bandeirante, no Extremo Oeste Catarinense, entregou dez Kits Apicultura para famílias rurais do município no mês de abril. O Kit Apicultura é um programa do Governo do Estado de Santa Catarina que busca incentivar essa atividade na agricultura familiar.

O extensionista da Epagri José Clóvis Moreira explica que os kits são compostos por equipamentos como caixa e sobre caixas ou melgueiras, macacão, fumegador, cera, centrífuga e outros itens. “Os kits têm a finalidade de proporcionar uma melhora na produção de mel em todo o estado. A atividade ainda é tímida no município, mas vem crescendo aos poucos”, conta.

As dez famílias de Bandeirante que receberam o kit fizeram o cadastro no programa no ano passado. De acordo com Moreira, no segundo semestre deste ano, a Epagri de Bandeirante deve abrir uma nova cota para os apicultores interessados em adquirir o Kit Apicultura.

Desde 2006, 20 famílias do município foram beneficiadas com o kit. “Nos últimos quatro anos, o Governo estadual já disponibilizou quase R$47 mil para esse setor no município”, acrescenta Moreira. Bandeirante conta com 25 apicultores e a produção anual de mel é estimada em 5 mil quilos – uma média de 200 quilos por família.

Apoio à apicultura

O valor do Kit Apicultura é de até R$2,4 mil e o produtor tem dois anos de prazo para pagar, com parcela anual. Se o pagamento for único, há subvenção de 60% sobre o valor da segunda parcela. O Kit Apicultura integra o programa Terra Boa, da Secretaria de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural de SC, e é operacionalizado pela Epagri. Para saber mais sobre esse incentivo, procure a Epagri do seu município.