Como reduzir impactos da estiagem em SC: confira na rádio da Epagri

  • Categoria do post:Mídia

É hora de investir no armazenamento de água, seja no solo ou em cisternas, e de proteger nascentes e córregos. Use também o sistema de plantio direto e siga as orientações técnicas para enfrentar a estiagem. As recomendações são do Departamento Estadual de Extensão Rural e Pesqueira da Epagri. O gerente do departamento, Darlan Marchesi, é o entrevistado desta segunda-feira, dia 3 de maio, no Panorama Agrícola. Na pecuária leiteira, afetada não só por fatores climáticos mas também econômicos, Darlan diz ser fundamental realizar o exercício de orçamentação alimentar do rebanho, para calcular a demanda de alimentos de forragem do rebanho e as reservas que existem na propriedade. Se o balanço for negativo, proceda com o descarte de animais, iniciando pelos que não produzem leite.

É hora de investir no armazenamento de água, seja no solo ou em cisternas, e de proteger nascentes e córregos

A estiagem, que já afeta o Oeste de Santa Catarina, deve se agravar nos próximos três meses, de acordo com a previsão climática da Epagri/Ciram. A meteorologista Marilene de Lima explica o por que no programa desta segunda, que fala, ainda, sobre Jovens na Rede, uma capacitação que começa amanhã para auxiliar jovens empreendedores a divulgar ou vender a sua produção pelas mídias sociais.

Na terça-feira, dia 4, o Panorama Agrícola apresenta uma entrevista com o veterinário Marcelo Pedroso, da Regional da Epagri em Criciúma, a respeito do uso da homeopatia na produção agropecuária. Um curso com essa temática vai começar na semana que vem, envolvendo técnicos da Epagri, Emater-RS e IDR-PR.

Na quarta, o assunto é solução sustentável, social e economicamente, para os resíduos da Ceasa em Santa Catarina. O diretor administrativo e financeiro, Edmílson Costa Moreira, fala do chamamento público que está sendo feito, até 15 de maio, para encontrar o destino certo para os resíduos.

Como construir uma composteira doméstica está no programa de quinta-feira. A extensionista Renata Vieira explica o processo em detalhes e aponta os benefícios.

No dia 7 de maio, sexta-feira, o Panorama Agrícola destaca a pitaia, fruta rica em fibras e vitaminas, cujo consumo pode ajudar no trato intestinal, na hidratação e no emagrecimento. A nutricionista Eloísa Rovaris Pinheiro, da Epagri em Imbituba, indica outros benefícios da fruta.

Ouça o Panorama Agrícola em Sound Cloud, Spotify e em panoramaagricola.epagri.sc.gov.br.