Panorama Agrícola destaca ações da Epagri no Dia Nacional de Conservação do Solo

O Panorama Agrícola desta segunda-feira, dia 12 de abril, traz uma entrevista com o pesquisador Rafael Morales, da Estação Experimental em Itajaí, sobre o aplicativo de plantas de cobertura que vai ser apresentado pela Epagri na quinta-feira, 15, Dia Nacional da Conservação do Solo. Segundo Morales, o aplicativo, descreve aspectos práticos e agronômicos sobre plantas de cobertura, com o objetivo de ajudar técnicos e agricultores a cultivar a espécie mais apropriada ao clima e ao solo da sua região. O pesquisador destaca o aspecto prático do aplicativo, de fácil compreensão pelo usuário, com filtro para facilitar a navegação e imagens das plantas de cobertura. Dentro do EpagriMob, o aplicativo de plantas de cobertura apresenta informações técnicas como densidade de semeadura e aspectos fitossanitários e morfológicos, entre outras características.

Também no programa de rádio da Epagri desta segunda-feira, o quadro Mercado Agrícola analisa as oscilações no mercado do leite, com queda no preço pago ao produtor no primeiro trimestre do ano. A análise é feita por Tabajara Marcondes, do Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola da Epagri.

No dia 13, Hoílson Fogolari, que coordena a área de Políticas Públicas na Epagri, detalha para os ouvintes do Panorama Agrícola os seis novos programas de apoio a agricultores, pescadores e maricultores. Existem recursos para agroindústria familiar e também para investir em captação e armazenamento de água e conservação do solo.

Na quarta-feira, José Márcio Lehman, gerente regional em Lages, explica o mercado do pinhão na Serra catarinense e alerta para medidas de segurança no trabalho de extração. E o médico veterinário da Regional de Criciúma, Marcelo Pedroso, divulga o curso Boas Práticas de Fabricação de Alimentos para Agroindústrias.

Na quinta, dia 15, o programa é reservado para reflexões sobre o Dia Nacional da Conservação do Solo, com o pesquisador Leandro do Prado Wildner, de Chapecó. A coordenadora do programa estadual Desenvolvimento e Sustentabilidade Ambiental, Juliane Knapik Justen, faz um convite para o ouvinte do Panorama Agrícola.

E na sexta, a nutricionista Eloísa Rovaris Pinheiro, extensionista social em Imbituba, fala da importância do consumo de frutas, verduras e legumes desde a infância, neste que é o Ano Internacional das Frutas e Vegetais.

Ouça o Panorama Agrícola no Sound Cloud e no Spotify. O programa de rádio da Epagri também está no site da Empresa e no aplicativo EpagriMob.

Ou baixe com qualidade de áudio para reproduzir gratuitamente na sua emissora de rádio a partir do endereço eletrônico panoramaagricola.epagri.sc.gov.br