Artigos da revista da Epagri mostram a força que vem do mar catarinense

  • Categoria do post:Mídia
Revista traz artigos que mostram a produção de peixes, ostras, mexilhões e outros produtos que se destacam na economia catarinense. Foto: Aires Mariga

A última edição  da Agropecuária  Catarinense destaca a força do mar de Santa Catarina ao trazer artigos que mostram a produção de peixes, ostras, mexilhões e outros produtos que se sobressaem na economia do estado. A revista científica da Epagri comprova que esse cenário só é possível pelo esforço dos produtores, extensionistas e pesquisadores catarinenses.

No artigo “Custos de produção e rentabilidade da produção de ostras”, o leitor confere uma análise do custo de produção de ostras cultivadas durante o verão e o inverno, que verifica se a mortalidade de ostras associadas às elevadas temperaturas da água do mar no verão é um fator impeditivo para o cultivo na estação mais quente do ano. O texto ainda traz recomendações no manejo do cultivo para evitar a predação e para permitir que o produtor se favoreça do período de cultivo mais curto observado no verão.

Já o artigo “Desempenho do lambari-do-rabo-amarelo Astyanax bimaculatus alimentado com diferentes níveis de proteína bruta (PB)” verifica a performance da referida espécie de peixe alimentada com diferentes níveis de proteína bruta (PB) em dieta prática para a fase de engorda. A partir dos resultados observados, o estudo indica qual é o melhor nível de ração indicado para a referida finalidade.

O informativo técnico “Tecnologias e fatores ambientais no cultivo de vieiras” apresenta uma síntese da atividade de cultivo da vieira Nodipecten nodosus em Santa Catarina, das tecnologias utilizadas e de resultados de estudos sobre a influência de fatores ambientais em vieiras cultivadas.  Com base nesses resultados, são discutidos os principais fatores limitantes para a ampliação da produção de vieiras no estado e sugeridas propostas para superá-los.

O artigo “Técnicas alternativas de processamento e apresentação de moluscos bivalves” expõe os motivos que justificam a busca por técnicas alternativas de processamento e apresentação de moluscos e apresenta soluções tecnológicas para o beneficiamento utilizadas em outros países,  como atmosfera modificada, congelamento individual rápido, pasteurização em temperaturas moderadas, alta pressão hidrostática, cozimento sous-vide, marinação, entre outras.

Para ler cada um dos artigos, clique no título desejado. Para ler a revista na íntegra, clique aqui.

No vídeo a seguir, veja porque Santa Catarina é líder na produção de moluscos. Com a produção nacional concentrada no litoral catarinense, a Epagri atua na pesquisa e assistência técnica junto aos maricultores.